fbpx Skip to main content

Você já pensou em ter uma varanda gourmet em seu apartamento? Para quem gosta de receber os amigos ou reunir a família, ela é o ambiente ideal. Um espaço de convívio e lazer, para ser desfrutado sozinho, a dois ou em grupo. 

Então, se você se interessou sobre o assunto, e deseja saber mais sobre como uma varanda gourmet funciona, é só continuar a leitura. Abaixo vamos te contar tudo o que você precisa saber.

O que é a varanda gourmet?

As varandas gourmet apresentam alguns diferenciais em comparação com as varandas comuns. Entre os principais estão: sua área, que costuma ser maior, e sua estrutura, que deve possibilitar o preparo de pratos no local. 

Ou seja, elas chegaram para ampliar as funcionalidades das varandas comuns. Trazendo, por exemplo, o preparo de refeições como um acréscimo a esse espaço. Oferecendo mais possibilidades de aproveitamento do ambiente.

Logo, em varandas gourmet é comum encontrar churrasqueira, cooktop e pia. Além de móveis apropriados para recepcionar pessoas e fazer refeições, como mesa, cadeiras e sofá. A proposta é criar um ambiente que integre características de cozinha, sala de estar e jantar. Tudo em um único lugar, para receber convidados da melhor maneira.

 

Como montar uma?

Dependendo das medidas da área, o maior obstáculo para a criação de uma varanda gourmet será o espaço. No entanto, mesmo se a sua varanda não for grande, muitas vezes é possível fazer algumas adaptações.

Sendo assim, antes de começar a montagem do local, avalie bem a área disponível para ter uma ideia do que poderá caber nela. Nesse ponto, é importante poder contar com o trabalho de um(a) arquiteto(a) confiável. Assim como é importante fazer boas escolhas.

Por exemplo, com relação aos móveis, o ideal é investir em modelos próprios para áreas externas. Isso porque mesmo que a sua varanda seja protegida da chuva, com janelas de vidro, a alta exposição à luz solar nesse ambiente pode estragar a mobília.

Quanto ao estilo do mobiliário, e do ambiente como um todo, ele dependerá do seu gosto pessoal e do restante da casa. Afinal, é recomendável que ele não fuja muito do que foi previamente escolhido. Isso quer dizer que é importante combinar a decoração da varanda com a de sua área adjacente (geralmente a sala de estar), para que haja uma “harmonia estética”. 

Além disso, se você não quiser abrir mão de uma churrasqueira em sua varanda, prefira a versão elétrica. Assim você não terá problemas com a fumaça e evitará possíveis desentendimentos com os vizinhos.  

No mais, se a sua varanda for pequena, busque investir apenas no essencial para não deixar o ambiente sobrecarregado. Ainda assim, não esqueça de priorizar alguns itens, como pia e um lugar para guardar os utensílios que você utilizará no local. Por fim, lembre-se que uma boa iluminação também faz toda a diferença. 

Então, gostou deste texto? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?