fbpx Skip to main content

Foto por Sedetur

Nosso estado é mundialmente conhecido por suas belezas naturais e pelo turismo que conquista a todos! Mas outro ponto que merece destaque são as maravilhas realizadas pelos artistas alagoanos. 

Na arte popular ou na contemporânea, nomes de grande porte e com histórias lindas não faltam! Entre artistas plásticos, produtores visuais, decoradores, cenógrafos e profissionais de muitas outras expressões, os alagoanos valorizam a cultura local e são reconhecidos pelos seus trabalhos. 

A seguir iremos apresentar para vocês 5 artistas alagoanos que estão se destacando e dão orgulho para nosso estado. Continue a leitura e saiba mais!

1. Heway Verçosa

Nascido no interior de Alagoas, no município de Boca da Mata, o artista plástico Heway Verçosa é um dos novos talentos que vem crescendo no meio cultural. Com família de artesãos, a paixão pela arte foi externada em 2009, na Mostra de Artistas Alagoanos promovida pela Fundação Pierre Chalita. 

 Desde então, o artista não parou mais! Sua principal característica é o uso de elementos naturais, como plantas, folhas e o meio ambiente, que ele utiliza de forma leve e com inspiração nordestina em suas obras. 

2. João das Alagoas

Conhecido por suas esculturas feitas de cerâmicas, o alagoano João Carlos da Silva Freitas adotou o nome do estado em seu nome artístico. Seu trabalho possui como principal característica envolver as histórias do folclore por meio do uso de barro em suas esculturas.

Premiado com o título de Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, hoje em dia ele é reconhecido como um dos maiores escultores do país e tem seus trabalhos expostos em grandes mostras em todo o mundo. 

3. ​​Didi Magalhães

Produtora cultural e artista visual, Didi Magalhães ganhou reconhecimento por meio de suas obras de arte em painéis, murais, telas e onde mais ela pudesse transmitir a sua criatividade. 

Utilizando as cores e simetrias como principal fator artístico, a designer também é dona de um dos principais expositores de arte do Estado, o Galpão 422. O espaço surgiu da carência desse tipo de ambiente e é o cenário de grandes mostras alagoanas.  

4. Joe Santos

O desenhista e grafiteiro Joe Santos tem diversos murais e desenhos espalhados pela nossa cidade. Assim, sua arte consegue ser vista pelos alagoanos e turistas que passam pelas regiões onde estão expostas.

Com mais de 8 anos de carreira, suas pinturas têm como base, além do spray, o uso de tinta e suas maiores inspirações são desenhos animados e referências da cultura pop e cinematográfica. 

5. Rosa Piatti

Inspirada na cultura alagoana, a artista plástica Rosa Piatti traz em suas obras elementos que remetem às características locais, como os animais e tradições. Com designs impressos em diversas estampas e modelos, suas obras também fazem parte de diversas decorações de ambientes.

O mundo artístico sempre fez parte de sua vida, já que foi a mãe dela, Zélia Maia Nobre, que fundou em 1955 o curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Todos esses artistas são referenciais para a história e cultura alagoana e são profissionais que nos encantam com seus modelos e artes!

Então, gostou de conhecer mais sobre esses artistas? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, siga o nosso perfil no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades

 

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?