fbpx

Como a taxa Selic impacta na compra de um imóvel

By 25 de junho de 2020Compra de imóvel

Você certamente já ouviu falar sobre a taxa Selic, mas você sabe do que se trata? Sabe o que ela é e como ela impacta a economia brasileira e nossas negociações financeiras? Para quem está considerando investir em um imóvel, saber sobre este assunto é fundamental. 

Afinal, esse tipo de conhecimento irá te ajudar a definir o melhor momento para essa compra. Então, se você deseja saber o que é a taxa Selic, e como ela influencia no seu investimento, é só continuar com a gente. Falaremos abaixo, de maneira clara, o que você precisa saber. Confira!

taxa selic - moedas sobre papel com gráfico

Foto por Freepik

O que é a taxa Selic?

Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia, e, de uma maneira bem concisa, pode-se dizer que a taxa Selic é a taxa básica de juros do país. Ou seja, é uma taxa que serve como base para todas as taxas cobradas pelos bancos brasileiros. 

Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ela é o instrumento fundamental de política monetária gerada pelo Banco Central, sendo usada nas aplicações feitas pelos bancos em títulos públicos federais e nos empréstimos que os bancos fazem entre eles. 

Aliás, é dessa forma que ela é elaborada: considerando as operações de empréstimos, referentes ao dia, realizadas entre as instituições financeiras.

Qual a influência dela na compra de um imóvel? 

É a taxa Selic que define a taxa de juros que recai sobre as operações financeiras negociadas com os bancos. Isso inclui tudo. Como assim? Quer dizer que ela determina as taxas de cartão de crédito, financiamentos, empréstimos, taxas de poupança, os juros cobrados no caso de utilização do cheque especial… 

Então imagine que, se você deseja comprar um imóvel e irá financiá-lo, a taxa Selic irá influenciar nos juros do seu financiamento. Dessa forma, se ela cai, por exemplo, os juros do seu possível financiamento também caem, e o mesmo acontece na ordem inversa, se ela aumenta, os juros aumentam.

Sendo assim, quando a taxa Selic está baixa isso significa que é o momento ideal para financiar seu imóvel. Pois, quanto menor ela estiver menor será o custo do financiamento. 

No entanto, se você pretende comprar seu imóvel à vista o aumento da taxa Selic pode proporcionar um cenário favorável para você. Acontece que um cenário de financiamentos mais altos pode gerar a redução de preços de imóveis por parte de proprietários e construtoras que queiram estimular as vendas. Em suma, não é à toa a influência da taxa Selic no setor imobiliário.

Situação atual

Em junho deste ano (2020), o Copom baixou a taxa Selic para 2,25% ao ano, o menor patamar histórico. E, com a queda na taxa de juros do financiamento habitacional, espera-se um aumento na procura por imóveis. 

Logo, se você deseja financiar um imóvel, este pode ser o seu momento. Mas se você pretende comprar à vista, também vale a pena checar o cenário. 

Gostou de saber sobre o que é essa taxa e como ela impacta na compra de um imóvel? Deseja ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, se você está em busca de um imóvel para investir, visite o nosso site! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. 


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?