Skip to main content

Iluminação é uma parte integral do design de interiores e fará toda a diferença no seu apartamento

Quando pensamos em design de interiores, uma estratégia bem definida sobre a iluminação do empreendimento não é algo que seja, geralmente, prioridade na lista de atividades do investidor. Mas esse aspecto possui uma enorme importância quando pensamos na criação de um ambiente único. Então, como fazer um bom projeto de iluminação para apartamentos?

As escolhas certas nessa etapa têm relevância enorme na aparência geral do apartamento, podendo gerar espaços visualmente agradáveis e funcionais. Isso significa que ter um plano de iluminação bem elaborado e executado é um fator que fará toda a diferença no resultado final.

Então, preste atenção nessas dicas que separamos para você sobre como fazer um bom projeto de iluminação!

A importância de um projeto de iluminação

Todo apartamento precisa de um plano de iluminação. E, para isso, você precisa considerar que existem diferentes formas de iluminar um local, como luz ambiente, luz funcional, que fornece iluminação para realizar determinadas atividades como cozinhar, ler e trabalhar. E, por fim, temos a luz de acentuação, utilizada para criar uma estética para o espaço. Todas essas considerações afetarão diretamente o resultado do projeto.

Por exemplo: você já se perguntou sobre a importância de adicionar um ponto de luz focal? 

Essa é a forma mais eficaz de trazer a atenção de qualquer pessoa que entre no cômodo. Instalar uma peça elaborada que traz em si diversos pontos de luz é uma estratégia infalível para fornecer uma experiência de grandiosidade, focando a concentração do visualizador, em primeiro lugar, a peça principal, e, depois, trazendo sua atenção para o restante da decoração.

Por isso, ter um projeto bem elaborado pode te ajudar a materializar o que faltava para fazer seu empreendimento se destacar.

Defina seu objetivo

O primeiro passo, de qualquer projeto é definir o que você deseja alcançar no final. Qual objetivo você quer atingir? Quais os seus desejos? Além disso, quais os critérios que devem entrar no projeto para garantir sua qualidade e execução com excelência?

Você deve saber que um bom projeto de iluminação levará em consideração o tamanho do cômodo, os níveis de exposição necessários e qual será a finalidade da luz em cada local. É importante determinar fatores como: como esse espaço será utilizado? Existe a necessidade de destacar alguma peça decorativa? Todas essas considerações devem fazer parte do seu projeto, sendo esse o ponto de partida do planejamento.

Considere o ambiente individualmente

Um apartamento precisa de uma iluminação alinhada, que pode eliminar a sensação de monotonia. Mas não existe receita de bolo. Cada empreendimento, cada cômodo tem suas particularidades que afetarão o projeto.

Cada ambiente tem suas características, necessitando soluções diferentes. Vamos considerar uma sala de estar: nesse espaço, é recomendável utilizar a parede e luminárias de chão para distribuir a luz através do cômodo, abrindo espaço para maximizar o potencial do apartamento. 

Luzes de parede são perfeitas para aumentar o brilho do local, guiando o olho, ajudando na interpretação do ambiente de forma linear, levando em consideração os delineamentos do projeto.  

 Dica importante: busque assistência profissional!

Construir e pôr em prática um bom projeto de iluminação pode ser uma tarefa desafiadora,. Por isso, o ideal é contar com a consultoria de um arquiteto, profissional que levará em consideração as particularidades de cada ambiente, as peças apropriadas e o material mais resistente. 

Por isso, consultar profissionais capacitados pode facilitar o andamento do projeto, oferecendo conhecimento especializado, conhecimento sobre a criação de espaços minimalistas ou complexos, considerações sobre ângulos, formato e sombra, oferecendo toda a assistência necessária para a implantação de um projeto bem sucedido.

Gostou do nosso conteúdo? Confira mais clicando aqui e siga nossas redes sociais para mais informações e novidades!

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?