Skip to main content

A iluminação natural tem um papel fundamental no conforto, saúde e humor humano. Por isso, na arquitetura, é integral para o design de um espaço, adicionando refino estético e valor.

Uma grande porção da população mundial passa seus dias dentro de espaços internos como suas residências, escritórios, escolas ou universidades. Mas você sabe a importância da iluminação natural para o nosso bem-estar?

Indo além, como ela pode ser integrada nos ambientes internos, permitindo o aproveitamento de seus benefícios durante nosso cotidiano? 

Esses questionamentos ocupam uma posição central no ramo da arquitetura, incentivando seus profissionais a realizarem projetos criativos que atendam necessidades funcionais e estéticas.

A utilização de luz natural é mais complexa do que simplesmente trazê-la para o ambiente interno. Ao construir o projeto de iluminação, é necessário balancear os pontos altos e baixos da temperatura, reflexo, tamanho das janelas e espaço disponível. Além disso, as variações de luz ao longo do dia também têm um papel importante no projeto arquitetônico.

O uso de iluminação natural em arquitetura satisfaz necessidades físicas e mentais do ser humano assim como reduz o consumo de energias provenientes de combustíveis fósseis. Mas os benefícios não param aí. 

Então, continue lendo para descobrir mais sobre a importância da iluminação natural nos projetos de arquitetura!

1. Conservação de energia

Um dos pilares do ramo da arquitetura é o planejamento e execução de projetos baseados na sustentabilidade e conservação de energia.

Com isso em mente, a utilização inteligente da iluminação natural pode reduzir o custo de consumo de energia, controle de temperatura interno e circulação de ar.

Para isso, arquitetos consideram como foco a idealização de espaços energeticamente eficientes, balanceando o oferecimento necessário de iluminação e a diminuição de gastos em manutenção e eletricidade.

2. Destacar a qualidade dos espaços

 

O uso correto da iluminação natural valoriza muito qualquer ambiente, causando impressões de largura e profundidade maiores. Além disso, ela pode destacar a qualidade e beleza estética da decoração interior.

 

A luz natural realça cores, trazendo naturalidade e criando um espaço aconchegante. Quanto ao espaço físico, ela transmite a sensação de espaço profundo, especialmente quando comparado com o uso de luz artificial.

3. Benefícios fisiológicos

Os seres humanos reconhecem a luz natural como um elemento de importância vital, um fenômeno universalmente conectado ao ambiente exterior. Nesse sentido, ela é um fator decisivo para manter o balanço saudável entre corpo e mente durante nossa rotina.

Esse estímulo nos ajuda a regular nosso relógio biológico, mantendo a sincronização com a alternância entre dia e noite. Basicamente todas as funções do corpo operam de acordo com esses ritmos, conhecidos como ciclo circadiano.

Todo esse processo é comandado pelo cérebro, ajustado pela exposição visual à luz e condicionamento evolucional, afetando nossa saúde de bem-estar.

Nesse sentido, a iluminação natural tem grande importância biológica, produzindo vitamina D, reduzindo o estresse nos olhos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e nervoso, assim como a regulação da pressão arterial.

4. Benefícios psicológicos

A manutenção saudável do ciclo circadiano, através da exposição adequada à luz natural, traz benefícios fisiológicos assim como psicológicos. Ela ajuda na qualidade do sono e, sendo assim, em outras funções mentais como humor, concentração, atenção, estresse, entre outras.

Além disso, ela está intimamente relacionada à produção e controle de melatonina, hormônio que participa do ciclo do sono e, também, ajuda a aumentar os níveis de energia.

A utilização de iluminação natural em projetos de arquitetura é uma das práticas mais recorrentes do ramo. 

Luz é um elemento que, combinado com outros conceitos como estrutura física, materiais, cores, entre outros, torna-se uma técnica importante de design, abrangendo benefícios relacionados ao bem-estar assim como aspectos estéticos.

Sendo assim, é necessário incluí-la nos projetos arquitetônicos que prezam pela modernidade, elegância e funcionalidade.

Aproveite que você está aqui e conheça o nosso Kaá Residencial, referência nos empreendimentos de alto padrão com apartamentos que aproveitam a luz solar.

Conheça também nosso portfólio imobiliário através deste link ou entre em contato em nossos canais oficiais de comunicação e fale com um de nossos especialistas para sanar todas as suas dúvidas!

Você também pode checar mais informações através das nossas redes sociais. E não esqueça de conferir mais de nosso conteúdo através deste link!

 

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?