fbpx

Parede com tratamento térmico: entenda como funciona e seus benefícios

By 1 de outubro de 2019Curiosidades, Novidades
Parede com isolamento térmico - instalação

Foto: Energy at Home / Reprodução

Quem mora em cidades com forte incidência do sol sabe o quanto ele pode se tornar um incômodo em residências – sejam elas casas ou apartamentos. Por isso, uma solução simples pode te ajudar a driblar esse inconveniente: a parede com tratamento térmico.

Elas são interessantes tanto para casas que retém calor quanto as que armazenam frio excessivo, pois formam uma camada que inibe a variação intensa de temperatura. Afinal, o calor ou resfriamento que bate na parede pode permanecer dentro do imóvel até a hora de dormir, atrapalhando seu descanso e transformando os ambientes em verdadeiras saunas.

Na prática, essa solução deixa o imóvel com temperatura agradável em qualquer hora do dia, mesmo que ele esteja na posição poente. Se interessou e quer saber mais sobre a parede com tratamento térmico? Então continue lendo este artigo! 

 

O que é tratamento térmico?

É a aplicação de materiais e técnicas em superfícies de um imóvel, sejam paredes, telhas ou tetos, que garantem o equilíbrio da temperatura dentro dos cômodos, independente de a região ser quente ou fria.

 

Como funcionam as paredes com tratamento térmico?

Diferente das paredes tradicionais feitas em alvenaria, ou seja, apenas com tijolos e cimento, a parede com tratamento térmico possuem dispositivos que auxiliam no controle térmico e até acústico, em alguns casos. Os principais materiais utilizados para conseguir o controle da temperatura são:

 

  • Mantas térmicas;
  • Acabamentos de madeira;
  • Placas de Poliestireno Expandido (EPS).

 

Mantas térmicas

As mantas térmicas são a maneira mais tradicional – e eficiente – de fazer isolamento térmico em um imóvel. Feitas de minerais – que são em sua maioria rocha ou vidro – elas são aplicadas tanto no teto quanto nas paredes. Aplicadas ainda na fase de construção do imóvel, elas garantem o conforto térmico do ambiente mesmo em dias mais quentes.

 

Acabamentos de madeira

O acabamento de madeira, por sua vez, reveste a parede com tratamento térmico para garantir conforto adicional. Além disso, é uma solução que alia funcionalidade à estilo, visto que se torna parte da decoração do ambiente e traz sensação de aconchego.

 

Placas de EPS

Por fim, as placas de EPS são utilizadas geralmente na área externa dos imóveis. Feitas de um tipo específico de isopor, elas dificultam a propagação do calor por conter 98% de ar em sua composição.

Esses três materiais podem – ou não – trabalhar em conjunto para garantir o conforto térmico que você busca. Isso porque existem projetos que focam apenas na parte interna do imóvel, enquanto outros também englobam a parte de fora. 

Apesar de ser possível utilizar apenas alguns deles, o que irá definir a necessidade da inclusão é o calor que o imóvel recebe.

Na maioria dos casos, apenas a aplicação de mantas térmicas pode ser suficiente pode suprimir a entrada de calor no imóvel, até em áreas litorâneas – onde as temperaturas tendem a ser mais elevadas. 

Entretanto, é importante ressaltar que a necessidade irá variar de acordo com a edificação e a espessura das paredes do ambiente.

 

Vantagens da parede com tratamento térmico

Agora que você já conhece o funcionamento dos produtos que promovem proteção térmica, confira algumas das principais vantagens:

 

  • Proteção em apartamentos poentes

Para quem está em dúvida sobre a compra de um apartamento poente, saiba que o calor em uma parede com tratamento térmico é reduzido significativamente. Isso quer dizer que, mesmo se o imóvel em questão leve sol durante boa parte do dia, ele não ficará exalando calor a ponto de você sentir se tocar na parede.

 

  • Serve para ambientes quentes e frios

Seja em estações quentes ou frias, o tratamento térmico irá manter a temperatura estável. Portanto, é um investimento que garante temperatura agradável em condições distintas.

 

  • Economia de energia

Como a parede com tratamento térmico estabiliza a temperatura do imóvel, o gasto com ar-condicionado ou aquecedor tende a ser bem menor, visto que não será preciso deixá-lo ligado durante o dia todo. 

 

  • Conforto acústico

Por fim, o tratamento térmico pode ajudar a melhorar a acústica dos ambientes. Por isso, se você mora ou pretende morar em um local de trânsito intenso, será uma solução para dois empecilhos.

Agora que você já sabe como funciona o tratamento térmico em paredes, que tal navegar por outros conteúdos do nosso blog? Clique aqui e navegue pelas categorias.

 

Além disso, se quiser receber nossas novidades em primeira mão, assine a newsletter preenchendo o formulário aí embaixo!