Bons revestimentos fazem uma grande diferença na estrutura de um imóvel. Por isso, é necessário sempre se atentar para a qualidade dos materiais e do serviço de aplicação. No entanto, esses não são os únicos aspectos a serem considerados quando se trata de revestimentos.
Por exemplo, na hora de colocar o piso, a paginação é outra característica a ser pensada. Mas você sabe do que ela se trata e qual a sua importância? Caso não, não tem problema. Abaixo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre paginação de piso. Então, não perca mais tempo e confira com a gente!

Foto por Envato
O que é a paginação de piso?
Antes de um piso ser aplicado é necessário estabelecer de que maneira isso será feito, certo? Como cada peça do piso será disposta, qual padrão elas irão formar. Pois é disso que se trata a paginação. A paginação de piso é justamente esse planejamento de encaixe das peças.
É ela que determina qual será o padrão ou desenho do revestimento. Sendo assim, é só a partir disso que pode iniciar a instalação da peças. Isso porque é a partir da aplicação que se sabe quantas peças serão necessárias. Além de qual direcionamento elas terão sobre a superfície e o tamanho ideal de cada uma.
Qual a importância da paginação?
Como já dissemos acima, é só com a paginação planejada que se pode iniciar o processo de aplicação. Daí já é possível ter noção da sua importância. Além disso, ela interfere completamente na estética do revestimento. Interfere de modo que uma paginação harmoniosa pode deixar o ambiente muito mais bonito.
Já quando a paginação não é bem pensada, o resultado, no revestimento, pode estragar a decoração do local. Isso fica ainda mais perceptível quando se trata de peças estampadas.
Quais os principais tipos de paginação de piso?
Existem diversos modelos de paginação de piso. E a disposição deles interfere em alguns aspectos do ambiente, como explicaremos abaixo. Confira:
- Horizontal: as peças são aplicadas de maneira a alinhar seus eixos horizontais. Ajuda a aumentar a sensação de amplitude.
- Vertical: é feita com peças retangulares e é mais utilizada em paredes. Nela os eixos alinhados são os lados de maior medida das peças.
- Diagonal: as peças são ajustadas a 45º. Esse tipo de paginação proporciona sensação de dinamismo, mas também costuma gerar bastante resíduo de material.
- Alinhada: é o formato que costuma ser mais utilizado. As peças são colocadas de maneira que as bordas se alinhem umas às outras. Elas formam uma composição mais tradicional.
- Transpassada: os pisos são colocados lado a lado, mas com seus finais se desencontrando. É comumente utilizada na aplicação de pisos de madeira.
- Espinha de peixe: a paginação segue um padrão “zig zag”. É ótima para a aplicação de pisos retangulares.
- Escama de peixe: segue a mesma indicação da paginação anterior. A diferença está nas peças serem dispostas tanto na horizontal quanto na vertical.
Então, gostou de saber sobre esse assunto? Já tem alguma ideia do tipo de revestimento e paginação de piso que você irá escolher para o seu lar? Esperamos ter te ajudado. E, caso deseje ler mais textos como esse, é só nos acompanhar por aqui. Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos em primeira mão.