fbpx

O que valoriza um imóvel? Saiba o que considerar durante a escolha

By 3 de dezembro de 2019Compra de imóvel, Novidades
O que valoriza um imóvel - chaves de apartamento e moedas empilhadas

O que valoriza um imóvel depende de alguns fatores. A quantidade de vagas de garagem e área de lazer são alguns deles. Foto: Freepik / Reprodução

Não é incomum pensar que, ao se perguntar sobre o que valoriza um imóvel, a primeira resposta que venha à cabeça seja a localização. 

Entretanto, muitos outros fatores contribuem para a valorização de um imóvel. Além disso, os fatores mudam dependendo do imóvel que você estiver pensando em comprar. 

Portanto, analisar cada fator e entender se ele faz sentido para a compra é fundamental. Se quer saber o que valoriza um imóvel confira nossas considerações para saber quais aspectos devem nortear sua escolha.

 

Mobiliário planejado

A presença de mobiliário planejado valoriza – e muito – o imóvel, principalmente se você quiser revendê-lo ou alugar após um tempo. 

Afinal, além de unir estilo e funcionalidade, contar com armários de cozinha e guarda-roupas embutidos é sinônimo de praticidade. Pois eles economizam espaço e dispensam a necessidade de comprar esses móveis. 

 

Planta do projeto valoriza o imóvel

Imóveis que contam com boas plantas tendem a ser mais disputados. Afinal, a necessidade de reformar após a compra dificilmente será cogitada quando se compra uma casa ou apartamento que possui espaços bem distribuídos. 

Porém, se você for comprar um imóvel na planta, dê preferência aos projetos que permitem esse tipo de alteração mesmo após a entrega.

Eles se tornam ainda mais bem-vistos e valorizados, seja por quem compra para morar quanto para os que desejam investir. Por isso, não desconsidere a importância desse diferencial!

 

Área de lazer no condomínio

Quanto mais atrativos são oferecidos pelo condomínio, maior é seu nível de valorização. Isso vale principalmente para para a área de lazer, que pode aumentar o valor do imóvel em até 10%, dependendo da estrutura. 

Além disso, ter essas opções dentro do condomínio dá ao morador a possibilidade de  aproveitar melhor seu tempo.

Pois, além de não se preocupar com deslocamentos para desfrutar desses ambientes, não há preocupação com transporte, alimentação e outras coisas que precisam ser pensadas em qualquer passeio.

 

Materiais utilizados no acabamento

A qualidade do acabamento utilizado na construção do imóvel também agrega bastante valor ao produto. Isso porque o tipo de material interfere diretamente na durabilidade do imóvel e, além disso, na necessidade de reformas e manutenções. 

Ademais, os imóveis que possuem matérias-primas nobres, como porcelanato, mármore e similares são objetos de cobiça no mercado. 

 

Vagas de garagem valorizam muito um imóvel

Você sabia que imóveis com mais de uma vaga de garagem podem valer até 20% mais? Pois é, pode parecer supérfluo, mas esse diferencial conta muito a favor. 

Afinal, não é comum ver famílias que possuem mais de um carro ou, até mesmo, que recebem visitas constantemente e precisam dessa vaga extra.

Essa comodidade, portanto, é extremamente valorizada. Aliás, ela não é tão simples de encontrar em empreendimentos com muitos apartamentos. Sendo assim, se encontrar uma oportunidade aproveite!

Como você pôde perceber, muitos fatores são responsáveis pela valorização de um imóvel. Mas procure aliar a localização, que sem dúvida é o principal deles, com os que foram citados acima. Assim seu investimento será certeiro e a satisfação garantida! 

Se você gostou deste artigo, continue navegando pelo blog para conferir mais informações sobre o mercado imobiliário, assim como conteúdos de decoração e compra de imóveis!