fbpx Skip to main content

A escolha dos móveis para varanda é uma decisão que requer um certo cuidado na hora de decorar esse espaço da residência. Afinal, a varanda é uma área que fica exposta aos raios solares e, em alguns casos, exposta também às chuvas, o que limita suas escolhas para garantir mais durabilidade. 

Portanto, é necessário pensar não só na beleza e no conforto dos móveis, mas também nos materiais de fabricação. Descobrir se eles são adequados ou não para o uso nesse ambiente é fundamental. Então, para ajudar nessa escolha, vamos dar algumas dicas. Aproveite e confira abaixo!

1. Determine como você quer utilizar esse espaço

Uma varanda pode ser utilizada de muitas maneiras, principalmente nos casos em que a varanda em questão é espaçosa. Você pode utilizá-la como uma área gourmet, para preparar pratos e receber pessoas. Também pode fazer dela seu espaço de descanso e meditação, ou transformá-la em uma brinquedoteca para os filhos. 

Sendo assim, por haver muitas possibilidades de uso para a varanda, é preciso definir logo uma para prosseguir com a decoração. Pois, só depois que fizer isso é que você saberá quais móveis precisará comprar e quais tamanhos eles deverão ter para configurar essa área da maneira que deseja. 

2. Defina um estilo de decoração

Depois que você já tiver determinado o que fará na sua varanda, é hora de determinar também um estilo de decoração para ela. O ideal é optar por um estilo que converse com a funcionalidade previamente escolhida. Pois, de acordo com o que você escolher, será possível definir também o estilo dos móveis. 

Porém, não esqueça: o ideal é harmonizar a decoração da varanda com a do restante do apartamento, principalmente se você quiser fazer da sua varanda uma extensão da sala. Assim, haverá uma coerência estética entres os ambientes. Ou, de outro modo, você poderá gerar uma “confusão visual” entre esses espaços. 

3. Escolha os materiais adequados para móveis para varanda

Agora que você já sabe o que deseja fazer com a sua varanda e qual estilo deverá seguir, chegou a hora de, finalmente, escolher os móveis. Nesse caso, é importante pensar não apenas no estilo e no conforto deles como também nos materiais com os quais eles são feitos. 

Entre os materiais mais adequados estão: o alumínio, a madeira (depois de ser impermeabilizada) e as fibras sintéticas. Já com relação aos tecidos dos móveis, os comumente indicados são: o acqua block e o sunbrella, pelo fato de serem resistentes e impermeáveis. 

Ao optar por materiais apropriados para áreas externas, os móveis da sua varanda deverão se manter bonitos por muito mais tempo. Assim, você não precisará trocá-los tão cedo!

Então, gostou das nossas dicas? Deseja ler outros textos sobre decoração? Se sim, confira o post em que falamos sobre achados de artesanato e como você pode usá-los para ornamentar sua residência. Clique aqui para ler e aproveite, certamente você vai gostar.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?