Skip to main content

Experiência pode ser desafiante mas benefícios são diversos e positivos

É possível desfrutar de vários benefícios ao manter uma mini-horta. A princípio, você pode pensar que para plantar qualquer tipo de vegetação será necessário uma grande área com solo fértil. Felizmente, caso você tenha acesso a um espaço mais compacto, também é possível embarcar nessa jornada. Mas, ainda assim, você pode se perguntar: por que cultivar minha própria mini-horta?

Agora que você sabe que, com dedicação e a seleção correta de sementes e um espaço perto das janelas ou na varanda, é possível cultivar seus vegetais e temperos, nesse post vamos te contar por que você deveria considerar introduzir esse projeto no seu dia a dia! Continue lendo para descobrir!   

1. Sabor

Sabor é um dos maiores prazeres que você desfruta ao cultivar sua mini-horta. A experiência de experimentar frutas ou vegetais recém-colhidos, frescos e recheados de nutrientes, é única. Assim que um produto é colhido, ele começa a perder umidade e suas características nutritivas começam a dissipar. O processo de transporte e preparação para venda também contribui para esse processo.

Dessa forma, consumir os frutos da sua própria mini-horta significa degustar frutas e vegetais no seu estado mais fresco e com os benefícios das vitaminas, minerais e antioxidantes potencializados, sem passar pelas etapas tradicionais de comercialização e indo direto para sua cozinha e, no fim, para o seu prato.   

2. Benefícios à saúde

Cultivar a sua mini-horta pode demandar certo tempo do seu cotidiano, mas certamente é um investimento inteligente. Essa atividade é uma ótima opção para combater estresse e ansiedade, tendo estudos que comprovam o efeito positivo que desenvolver hobbies tem sobre a saúde mental.

Além disso, cultivar seus próprios elementos garante que você tenha produtos orgânicos na sua mesa. E a eliminação de agrotóxicos é, com certeza, um passo importante para a longevidade.

3. Economia

Investir em sementes e ferramentas necessárias para manter a sua mini-horta pode, na verdade, te ajudar a economizar na conta do supermercado! 

Você pode cultivar organicamente por uma fração do valor que você gastaria em produtos no supermercado e, consumindo os frutos do seu trabalho, você pode preservá-los por dias, semanas ou meses, sem custo adicional! E você ainda tem a possibilidade de aproveitar frutas e verduras que estão fora da sua época ideal!

4. Sustentabilidade

Elaborar sua própria prática de cultivo significa que você terá controle sobre a forma de manutenção e crescimento dos seus produtos e sobre como você se alimenta, sendo uma ótima oportunidade para propagar efeitos positivos sobre o meio ambiente.

Cultivar por conta própria significa que você terá controle sobre o uso e disposição de fertilizadores e pesticidas, contribuindo para a sua qualidade de vida. Além disso, cultivar de maneira orgânica também te ajuda a limitar o uso de água, a poluição do ar e diminui ações de desperdício alimentar.

Agora que você já sabe os benefícios de cultivar uma mini-horta, compartilhe este conteúdo com seus amigos! Quem sabe algum deles está precisando desse empurrãozinho para começar um novo hobby?

Confira mais clicando aqui e siga nossas redes sociais para mais informações e novidades!

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?