fbpx Skip to main content

Hoje em dia, o método Montessori é um dos mais empregados quando falamos de educação de crianças, mas você sabia que a metodologia vai muito além de salas de aula?

O objetivo central é incentivar mais autonomia e liberdade, estimulando o desenvolvimento motor e intelectual. Para tanto, a técnica defende que o aprendizado também deve ser estimulado dentro de casa.

Uma das dicas para introduzir o método montessoriano em sua casa é o uso da mobília adequada, que pode variar de acordo com o seu orçamento, mas é adaptada para todas as idades. Entre itens simples, de objetos decorativos até os móveis certos, você pode criar um ambiente lúdico e indicado para os pequenos.

Para ajudar você nesse processo, separamos 4 dicas para mobiliar o quarto de criança seguindo o método Montessori. Continue a leitura e saiba mais:

1- Cama montessoriana

Um dos principais itens para quem quer seguir o método é a cama montessoriana. Como estabelecer uma rotina é super importante, de acordo com Maria Montessori, a hora de acordar e dormir não fica de fora.

O maior diferencial desse tipo de cama é a proximidade com o chão, o que permite à criança ter mais liberdade e livre acesso para sair e se deslocar pelo ambiente do quarto. Isso ajuda no desenvolvimento da autonomia do pequeno, que poderá entender que a cama não é um ambiente restritivo, mas sim destinado para o descanso.

As camas montessorianas com formatos lúdicos também são algumas das mais procuradas pelos pais, já que também estimulam a criatividade e curiosidade da criança.  

Você pode procurar diferentes tipos de inspiração na internet, onde encontrará opções para todos os estilos e orçamentos. 

2. Itens acessíveis e do tamanho adequado 

Uma outra maneira de utilizar o método dentro do quarto da criança é o uso dos móveis e itens decorativos com o tamanho adequado para os pequenos. Sendo mais baixa e com fácil acesso , a mobília dá a sensação que ele tem liberdade e faz parte daquele ambiente, tornando-o mais seguro em sua mente.

Com as prateleiras também ao seu alcance, as crianças desenvolvem a coordenação motora. Além disso, os pais podem incentivar que o filho vá atrás dos itens que deseja, dando mais autonomia dentro do quarto, sem a necessidade da ajuda dos responsáveis para todos os procedimentos.

Mas atenção! Isso não significa que os filhos devem ficar sem supervisão, mas sim que você poderá guiá-los de forma que eles possam tomar as próprias decisões desde pequenos. 

3. Livros e brinquedos montessorianos 

A linha Montessori também defende muito o uso de livros no processo de desenvolvimento, incentivando o uso da leitura como forma de aprendizado e também de lazer. Esse hábito, segundo a metodologia, deve ser estimulado desde bebê, acrescentando o momento da leitura como parte da rotina. 

Vale destacar que essa leitura deve ser a mais lúdica possível, mostrando os desenhos e cores, utilizando brinquedos para encenar e contextualizar as informações inseridas na história. Isso porque a criança irá compreender melhor o objetivo do livro e será estimulada a utilizar outros meios para demonstrar seus sentimentos. 

Os brinquedos montessorianos também devem ser colocados de fácil acesso para as crianças, como em baús e cestos, para que eles possam procurar, organizar e utilizá-los quando acharem necessário. 

4. Decoração minimalista e seguro

Por tratar de ambientes infantis, o método também se atenta muito à segurança, indicando o uso de barras de apoio, tapetes macios e evitando o uso de vidros. Isso porque, quanto mais liberdade é dada à criança, mais liberdade ela terá para realizar as suas atividades sozinha, mas sem correr algum risco.

Igual preocupação é dada aos níveis de informação no ambiente. Por mais que eles sejam lúdicos, coloridos e com formas, também não devem tirar o foco das crianças. Sendo assim, você deve deixar no ambiente apenas o que é essencial para estimular determinados comportamentos. 

Além dessas sugestões, espelhos, instrumentos musicais, fantoches e muito mais podem ser utilizados como educativos para a criançada. O importante é direcioná-los para estimularem os sentidos e não os deixarem confusos sobre.

O método Montessori ainda é um dos favoritos na hora da educação e faz uma grande diferença na vida dos pequenos. Gostou desse conteúdo? Então fiquem ligados em nosso blog e nas nossas redes sociais para saber mais! 

 

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?