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Cada vez mais, temos a impressão de que o dia precisaria ter 48 horas para darmos conta de todos os afazeres cotidianos, uma vez que muitas pessoas conciliam trabalho, estudos, tarefas domésticas e filhos. Por este motivo, fazer uso da gestão de tempo é fundamental!

 

Com ela, podemos aproveitar melhor nosso tempo ao longo do dia, incluindo também períodos para autocuidado. Assim, podemos dar conta das tarefas rotineiras e também garantir um momento para praticar exercícios ou desenvolver um hobby.

 

Para te auxiliar no gerenciamento do seu tempo, trazemos hoje 6 dicas para otimizar a sua rotina, não deixe de conferir! 

1. Analise sua rotina 

A primeira dica para uma boa gestão de tempo é: pare e analise a sua rotina. Esse passo é fundamental, pois aqui é possível enxergar quais são as tarefas que demandam mais tempo, quais tarefas são realmente necessárias e em quais tarefas você pode contar com a ajuda de outras pessoas.

 

2. Defina as prioridades

Após analisar a sua rotina, é hora de começar a definir prioridades. Essa dica auxilia no gerenciamento do tempo, pois muitas vezes damos prioridade a tarefas menores, menos complexas e que demandam menos tempo, chegando no fim do dia com a sensação de improdutividade ou de que ainda temos muita coisa para fazer.

 

Por isso, é fundamental definir quais tarefas são mais urgentes naquele dia e começar por elas.

 

3. Liste as tarefas

Outro ponto importantíssimo e que facilita muito na gestão de tempo são as listas e planilhas. Manter sempre disponível de forma rápida e acessível a lista de tarefas ajuda na hora de saber qual a ordem prioritária das atividades.

 

Por isso, faça uso do bloco de notas do celular e do computador e, se você é mais visual, agendas, planners e quadros também podem ser grandes aliados. Além disso, não se esqueça de marcar como feitas as tarefas que concluir. A sensação de dar ok na checklist é muito satisfatória.

 

4. Defina Horários

Uma boa otimização da rotina passa pela definição de horários. Afinal, é fundamental manter uma rotina, já que nosso cérebro e corpo precisam disso para funcionar bem. Para isso, defina horário para acordar, horários para realizar suas refeições, horário para dormir, etc. Observe na sua rotina qual o seu momento de maior concentração e deixe as tarefas que demandam maior atenção para esse momento.

 

5. Mantenha as coisas organizadas 

Manter o seu ambiente de trabalho organizado facilita muito na hora de gerenciar seus afazeres. Para isso, mantenha sempre a sua mesa livre de papéis, deixando à mão apenas o que é realmente necessário para o desenvolvimento das suas tarefas.

 

Outro ponto que auxilia demais na gestão de tempo é manter a casa organizada. Por isso, mantenha as coisas em seus devidos lugares, criando o hábito de sempre guardá-las depois de utilizar. Isso também pode ser uma excelente estratégia para a sua memória!

 

6. Evite assumir mais responsabilidades do que consegue dar conta 

Assumir responsabilidades em excesso e não contar ou solicitar a ajuda de outras pessoas é um grande problema de gestão de tempo.

 

Por isso, é necessário assumir apenas tarefas que se encaixem na sua rotina, bem como contar com o auxílio de outras pessoas, seja para desenvolver um projeto mais complexo no trabalho ou simplesmente para manter sua casa organizada.

 

Saber impor limites auxilia na gestão de tempo e não sobrecarrega ninguém.

 

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