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Não é novidade que a prática de exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para o organismo. Entre eles: redução da pressão arterial, fortalecimento de ossos e articulações, fortalecimento do sistema imunológico e diminuição do estresse. Ou seja, existem muitos motivos para você começar a praticar agora alguma atividade física. 

No entanto, sabemos que tomar o primeiro passo nem sempre é tão fácil. Por isso, ter um espaço fitness no seu condomínio já ajuda bastante! Afinal, é mais uma motivação para você começar a fazer alguma coisa. Então, que tal aproveitar essa comodidade? 

Para ajudar, selecionamos aqui algumas sugestões de exercícios para você iniciar no espaço fitness do seu condomínio. Não perca tempo e confira já!  

Pessoas fazendo exercício em um espaço fitness

Foto por Envato

Cuidados para tomar antes de praticar atividade física

Antes de iniciar a prática de alguma atividade física, o ideal é ir a um clínico geral. Dessa forma, você saberá se está apto para fazer a atividade desejada ou se deverá optar por outra. Por exemplo, dependendo da atividade escolhida, pode ser necessária a realização de alguns exames. 

Além disso, para muitas atividades é preciso também a orientação de um educador físico, para evitar que elas sejam realizadas de maneira incorreta e causem danos ao corpo, como lesões. 

No mais, é importante alongar-se antes de qualquer atividade e utilizar roupas e calçados adequados. Por fim, beba água e alimente-se corretamente. Em geral, são esses os primeiros cuidados a serem tomados. 

A seguir, apresentamos alguns exercícios que você pode praticar. Confira!

1. Caminhada

Quer um exercício sem contraindicação para começar já? Experimente a caminhada! A esteira é um equipamento básico em qualquer espaço fitness de condomínio e caminhar é uma maneira tranquila e bastante eficaz de sair do sedentarismo. 

Por esses motivos, escolhemos essa para ser a primeira atividade sugerida aqui. Pois, você só precisará de tênis, roupas leves e um pouco de disposição. Logo, é um exercício ótimo para começar agora. 

2. Corrida

Embora utilize o mesmo equipamento (esteira) que a caminhada, por exigir mais do corpo, a corrida pede cuidados a mais. O ideal, por exemplo, é fazer um plano de treino com um profissional de educação física antes de iniciar a atividade. 

Além disso, também é importante fazer uma avaliação médica, principalmente se você for uma pessoa sedentária ou tiver alguma patologia, como um problema cardíaco. Feito isso, é só começar! 

3. Bicicleta

Pedalar pode ser um exercício bastante prazeroso e a boa notícia é que, assim como a esteira, a bicicleta ergométrica é um equipamento fácil de ser encontrado em qualquer espaço fitness. 

Geralmente, o exercício não tem contraindicação, mas é fundamental passar por uma avaliação médica primeiro e, claro, prestar atenção à postura para evitar dores e lesões. 

4. Exercícios com halteres

Nossa última sugestão por aqui é a realização de exercícios com halteres. Selecionamos essa dica porque, além de ser fácil encontrar halteres em espaços fitness, eles oferecem várias possibilidades de atividades para serem feitas. Podendo, por exemplo, trabalhar diversos músculos do corpo.

Mas para saber quais exercícios com halteres são mais adequados para você, é preciso passar por uma avaliação médica e traçar um plano de treino com um profissional especializado. Feito isso, não espere muito para começar a praticar. 

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