fbpx Skip to main content

Foto por Flicker

O Brasil é um país rico em cultura e diversidade, mas que também ganha destaque ao falarmos sobre seus profissionais. Uma das áreas que mais chamam atenção ao redor do mundo é a arquitetura, que, através de suas personalidades e características, acabou levando alguns arquitetos brasileiros à fama.

Entre alguns que são antigos e outros que estão inovando o cenário arquitetônico, resolvemos apresentar para vocês 5 arquitetos brasileiros que ficaram famosos e mostramos quais são seus diferenciais. Confira mais a seguir!

1. Oscar Niemeyer

Responsável por desenvolver projetos que inspiraram grandes tendências, Oscar Niemeyer foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento da arquitetura moderna. A principal característica dos seus trabalhos são as curvas inseridas em suas obras.

Entre suas obras mais famosas estão o Congresso Nacional, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o edifício Copan, em São Paulo, entre tantos outros que são marcas brasileiras. Isso sem falar sobre o próprio museu do arquiteto, em Curitiba, que carrega e expõe detalhes da história e trajetória de Niemeyer. 

Seu estilo com linhas e curvas impactou novas referências e serviu de inspiração para novos estilos. 

2. Paulo Mendes da Rocha

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente é o brasileiro Paulo Mendes da Rocha, nascido em Vitória, e que também foi um grande professor universitário da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Paulo foi reconhecido pelo seu estilo contemporâneo, que continha estruturas modernas e diferenciadas, entre seus modelos e texturas. Ele foi o criador de grandes espaços, como o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, Casa do Butantã, a Capela de São Paulo e outras obras, que lhe renderam diversos prêmios. 

O arquiteto também teve sua carreira exposta em um dos maiores espaços de cultura do Brasil, o Itaú Cultural em SP, com acervos e projetos que ainda eram raros.

3. Rosa Kliass

Considerada uma das primeiras mulheres paisagistas brasileiras, a arquiteta formada pela USP, Rosa Kliass, é uma referência feminina quando falamos de urbanismo. 

Responsável por grandes projetos nacionais, principalmente que envolviam paisagismo e natureza, a arquiteta foi quem projetou umas das maiores reestruturações do país: a transformação da área do antigo Presídio do Carandiru no Parque da Juventude, que é referência e inspiração no mundo todo. 

Aliás, Rosa também é conhecida por ser um dos principais nomes da classe feminista, com forte posicionamento sobre as dificuldades da mulher na área de arquitetura. 

4. Ruy Ohtake

O arquiteto Ruy Ohtake se tornou famoso ao ser responsável por mais de 400 obras só no Brasil, com grandes projetos, como o Hotel Unique e a Praça das Artes Barueri Antonio, que são duas obras de reconhecimento em São Paulo.

O paulista já recebeu diversos prêmios por seus projetos ousados, que também incluíam designs modernistas, brincando com diferentes formatos. Você pode conferir mais sobre a vida do arquiteto por meio da sua biografia, que traz histórias e as inspirações do profissional. 

5. Lina Bo Bardi

Não podemos falar de arquitetos brasileiros famosos e deixar de citar Lina Bo Bardi, um grande nome para o design popular. Apesar de ter nascido em Roma, a arquiteta veio para o Brasil para se reestruturar após a segunda guerra mundial e adotou a cidadania e cultura brasileira como sua.

Com sua maior inspiração sendo a cultura, ela utilizava de espaços abertos e simples para desenvolver grandes obras. Esse é o caso do MASP, Museu de Arte de São Paulo, que faz parte de seu portfólio e é um dos principais cartões-postais da capital paulista.

A lista de obras desenvolvidas pela arquiteta inclui grandes projetos da arquitetura, que impactaram na história da área e dos arquitetos. 

Esses são só alguns exemplos de profissionais brasileiros que ganham destaque mundo afora. Entretanto, com a tecnologia e novas inspirações, mais arquitetos estão sendo reconhecidos e se tornando referências! 

Então, gostou de conhecer mais sobre esses arquitetos brasileiros? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, siga o nosso perfil no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades

 

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?