fbpx

Decoração rústica: como levar o charme do estilo para dentro do imóvel

By 11 de dezembro de 2020Decoração

Charmosa e aconchegante, a decoração rústica é um dos estilos decorativos que mais faz sucesso. O que não é nenhuma surpresa. Afinal, além de linda, a decoração rústica é versátil e transmite conforto, o que a torna uma ótima escolha para a ornamentação de uma residência.

Então, se você se interessa por esse estilo e deseja saber como fazê-lo funcionar no seu imóvel, é só continuar com a gente. Abaixo vamos te dar algumas dicas sobre o assunto. Confira! 

O que esperar de uma decoração rústica? 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que existem várias possibilidades de decoração dentro desse estilo. Uma decoração rústica não necessariamente precisa ter cara de casa de campo, ela pode também ganhar ares mais modernos. Tudo vai depender das escolhas de elementos que você fizer. 

Sendo assim, não se limite. Você pode pegar esse estilo de decoração e ir adaptando-o de acordo com o seu gosto. Claro, existem elementos que o caracterizam e que precisam ser preservados. Mas, isso não significa que você não possa tomar algumas liberdades. Isso, inclusive, personaliza a decoração e a torna mais original. Então, aproveite! 

Quais elementos precisam estar na decoração rústica?

Como dissemos acima, você pode tomar algumas liberdades na hora de decorar. Afinal, a casa é sua. Entretanto, para não descaracterizar o estilo, é necessário respeitar a presença de alguns elementos. 

Elementos característicos de uma decoração rústica: 

  • uso de fibras naturais na decoração, como a lã, o algodão, a palha e o sisal;
  • uso de madeira, ferro e couro no mobiliário e/ou na decoração;
  • preferência por revestimentos feitos com madeira, pedras ou tijolo aparente;
  • preferência por objetos que transmitem conforto, como tapetes e mantas. 

Agora que você já sabe alguns dos principais elementos utilizados nesse tipo de decoração, é importante que você saiba também que não há necessidade de usar todos eles. Até mesmo porque você precisará adaptar o estilo às suas necessidades e as características do ambiente no qual a sua residência está. 

Logo, nossa sugestão é que você busque inserir esses materiais nos espaços de maneira equilibrada. E sempre ponderando sobre a funcionalidade de cada um deles dentro do seu contexto. 

Como personalizar esse tipo de decoração? 

Depois de ter lido as dicas acima, você pode estar se perguntando como colocá-las em prática. Ou, de que maneira você pode personalizar sua decoração rústica. Bem, nossa primeira dica é para que você misture os “elementos rústicos” com objetos que fazem parte da sua história. 

Por exemplo, caso você tenha herdado um vaso ou uma caixinha de jóias bonita, insira isso na decoração! Por fim, você pode criar contrastes, por exemplo, fazendo um painel de azulejo hidráulico em um piso de cimento queimado. Outra ideia é escolher um mobiliário de material rústico, mas com um design mais moderno. Uma maneira de inovar um pouco sem sair da proposta de decoração. 

Então, gostou das nossas dicas? Se sim, nos acompanhe por aqui e leia mais textos como esse! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nosso conteúdo em primeira mão.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?