fbpx Skip to main content

O CrossFit foca em atividades intensas, o movimento dinâmico, fortalecimento do corpo e popularizam, globalmente, a forma de se exercitar. 

Desde a sua criação em 2000, a adesão ao Crossfit cresce de maneira exponencial, em todo o mundo. Mas por que a prática tornou-se um grande sucesso?

A razão principal, apontada por praticantes, é a variedade e características diferenciais nos treinamentos. Em vez de utilizar as máquinas de exercícios tradicionalmente encontradas em academias, o Crossfit utiliza formas criativas para promover resultados melhores e mais rápidos.

Uma vez que a prática não utiliza as maneiras mais comuns, ela cria treinamentos mais particulares e intensos, em um ambiente focado na desenvoltura dos movimentos e no fortalecimento físico do corpo.

Os movimentos funcionais do Crossfit ajudam na fortificação de músculos, articulações e ligamentos, ajudando a atingir ótimos resultados em relação a resistência física. Ele também foca em aspectos como velocidade, flexibilidade, balanço, precisão, assim como coordenação, agilidade e vigor respiratório e cardiovascular.

Mas não para por aí! Então, dê uma checada nesse post e descubra por que o Crossfit se tornou um sucesso!

Foco na resistência física

Os treinos do Crossfit ajudam no aumento de força e resistência física do praticante utilizando uma variedade de exercícios, fazendo uso de pesos específicos, mas também mesclando essas particularidades com práticas mais usuais, como corridas. Existe uma atenção especial para o período de adaptação aos movimentos relevantes para ações que vão ser executadas.

Os treinos de Crossfit também focam em atividades sem pesos, como trabalhos de resistência em barras verticais elevadas, desenvolvimento e fortalecimento da musculatura e levantamento de peso com as pernas.

Esse mix entre o velho e o novo incorpora atividades para que um participante já possui alguma familiaridade com outros tipos de exercícios para que se sinta mais confortável com essa nova modalidade. 

Monitoramento de progresso

A mensuração de resultados é encorajada e facilitada durante a prática do Crossfit, incentivando ativamente os participantes a analisarem seu progresso e melhoria de performance. 

Essa abordagem permite que os praticantes estudem métricas referentes ao seu desempenho, focando em utilização de pesos, distâncias e movimentos durante um período de tempo pré-definido durante a construção do plano de treinamento.

A modalidade Crossfit é guiada por esse recolhimento de informações. Geralmente, todo treinamento é delineado em uma quadro branco, para facilitar a análise do progresso de forma diária. 

Essas observações são incentivadas com o objetivo de demonstrar de forma concreta, para todos os participantes, o progresso feito, uma vez que isso os incentiva a continuar com o treinamento, sendo uma ótima fonte de motivação e incentivo.

Foto: (Reprodução / Envato)

 

 

Competição saudável e comunidade

O Crossfit também utiliza outros métodos de incentivo, como, por exemplo, a prática denominada WOD (Workout of the day ou “treino do dia”, em tradução livre) e o apresenta como um desafio para seus praticantes, analisando, ao fim do treino, quem foi capaz de completar os objetivos do dia.

Além disso, por ser uma prática que se popularizou de forma tão extensa, o Crossfit pode criar um forte senso de comunidade. Esse é um aspecto que pode ser subestimado mas, segundo diversos estudos, essa abordagem de agrupar diversas pessoas em direção de um objetivo específico, através de uma atividade física intensa, pode criar um laço forte entre os praticantes. 

 

Você sabia que o Kaá Residencial conta com uma área Open Cross, onde você pode praticar Crossfit? Saiba mais sobre o nosso empreendimento aqui, entre em contato com a Prime e fale com um de nossos especialistas! E não esqueça de seguir nossas redes sociais para novidades!

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?