fbpx Skip to main content

Uma boa pintura é capaz de transformar completamente um ambiente. Por isso, muitas pessoas investem na pintura de paredes, móveis e até azulejos quando querem repaginar a estética da residência sem recorrer a uma reforma. Mas você sabe quais são os principais tipos de tintas presentes no mercado e para qual finalidade cada tipo serve? 

Se ainda não sabe a resposta para essas perguntas, é só continuar com a gente. Abaixo vamos apresentar os principais tipos de tintas e contar o que você precisa saber sobre o assunto!

Tipos de tinta - pessoa pintando parede de azul

Foto por Envato

Látex 

A tinta látex é um dos tipos de tinta mais conhecidos. Ela é uma tinta à base de água, de acabamento fosco e indicada para a pintura de paredes internas e de áreas secas. Isso porque não possui muita resistência à luz solar nem à lavagem. 

Ou seja, o ideal é usá-la apenas para o básico: pinturas de tetos ou paredes de quartos e salas. Entre as vantagens oferecidas por ela está o fato de ser uma tinta mais barata, de secagem rápida e com bom rendimento. 

Acrílica

A tinta acrílica também é à base de água. Porém, costuma custar mais caro do que a tinta látex, pois apresenta algumas vantagens a mais, como maior resistência e durabilidade. Outra diferença dela com relação a anterior é que esta oferece também a opção do acabamento com brilho, além do fosco, e possui alta impermeabilidade. Desse modo, pode ser utilizada em banheiros, cozinhas e áreas externas. 

Epóxi

A epóxi é uma tinta que se sobressai por sua alta resistência, e que possui duas versões: uma à base de água e outra à base de solvente. Assim como possui dois tipos de acabamento, o brilhante e o acetinado.

Mas se você está se perguntando sobre onde essa tinta pode ser aplicada, contamos: por causa de sua alta resistência à abrasão e a produtos químicos, a epóxi é uma tinta que pode ficar em contato direto com a água. Sendo assim, você pode aplicar a tinta epóxi tranquilamente em azulejos, banheiras e em superfícies de pastilhas cerâmicas.

Esmalte sintético

O esmalte sintético é um dos tipos de tinta que tem um aplicação bem específica. Pois, ele foi desenvolvido para ser aplicado em superfícies de ferro e madeira. Além disso, tem a vantagem de ter três tipos de acabamento disponíveis: brilhante, fosco e acetinado. 

Como escolher a tinta certa para cada ambiente? 

Para escolher qual é o tipo de tinta mais adequado, é imprescindível analisar o tipo de superfície na qual ela será aplicada; além das condições do ambiente. Por exemplo, se é um local que tem contato com a umidade, se fica exposto ao sol ou se precisa de higienização frequente. Além, claro, de optar pelo acabamento da sua preferência.

Por fim, escolha sempre as tintas e marcas que oferecem uma qualidade melhor. Dessa forma, ela terá maior durabilidade. 

Então, gostou deste texto? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais! Temos certeza de que mais pessoas possuem dúvidas sobre esse assunto.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?