fbpx

Conforto acústico: conheça 5 soluções para ambientes internos

By 12 de novembro de 2019Arquitetura, Diferenciais

Investir em soluções de conforto acústico é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Em um mundo cada vez mais “barulhento”, primar pela saúde de seus ouvidos tornou-se não apenas um diferencial no imóvel, mas sim uma necessidade.

Por isso, se você está pensando em adotar soluções de conforto acústico em algum cômodo, ou no seu imóvel por completo, confira o que é preciso fazer para tornar seus ambientes internos mais silenciosos e agradáveis:

 

Como criar soluções de conforto acústico em um imóvel?

Durante a construção do imóvel é importante se atentar ao tipo de material que será usado em sua estrutura. Isso porque existem dois tipos de materiais: os absorvedores sonoros, que filtram melhor o som, e os isolantes acústicos, que bloqueiam a passagem de ondas sonoras.

Se você deseja diminuir a quantidade de ruído que está entrando ou saindo de um ambiente é preciso aumentar a massa estrutural das paredes, assim como no piso e no teto. Além disso, é preciso investir em proteção para janelas e portas. 

Já se o intuito é diminuir a formação de eco para tornar o ambiente mais agradável, a opção mais viável é utilizar os materiais absorvedores.

 

Quais materiais podem proporcionar conforto acústico?

Lãs de vidro ou rocha

Utilizadas na parte estrutural do imóvel, as lãs de vidro e rocha são usadas principalmente para gerar conforto térmico. Entretanto, também são super eficazes no tratamento acústico de ambientes. 

Suas propriedades são capazes de absorver os ruídos do ambiente, por isso não permitem que eles passem para áreas externas. O mesmo acontece para os sons externos que não conseguem passar pelas estruturas protegidas por esses materiais. 

 

Janelas acústicas (esquadrias)

Como foi dito acima, a proteção das paredes é importante mas precisa ser feito em conjunto com outros recursos. Um deles é o uso de esquadrias, mais conhecidas como janelas acústicas. 

Elas são produzidas com um tipo específico de vidro que, além de bloquear os sons externos, também ajuda na manutenção da temperatura. 

 

Portas acústicas

Assim como as janelas, as portas acústicas possuem um material que impede a reverberação dos sons internos e externos, diminuindo, ou até anulando, a passagem de ondas sonoras. 

As portas acústicas devem vedar e ter peso suficiente para segurar os sons. Se ela não for de material maciço, deve conter em seu interior materiais com propriedades acústicas.

 

Uso de tapetes também causam conforto acústico

Em relação ao piso, uma coisa simples que colabora de forma significativa no isolamento acústico de um imóvel é utilizar tapetes. Nesse caso, opte p elos de fios mais densos. Se quiser ter um resultado ainda melhor, coloque mantas por baixo deles. 

 

Revestimento de piso em madeira

Por fim, uma solução prática de conforto acústico é o piso laminado. Por ser necessária a colocação de uma manta abaixo do revestimento, os barulhos produzidos no ambiente diminuem significativamente. Além disso, a madeira é um material que já possui propriedades acústicas.


Esperamos que suas dúvidas sobre conforto acústico tenham sido sanadas! Avalie o melhor custo-benefício para você e garanta mais qualidade de vida!