fbpx

Como usar tapetes na decoração: dicas para não errar

By 27 de fevereiro de 2020Arquitetura

Você quer dar uma melhorada no visual daquele cômodo de maneira rápida e fácil, e chegou a conclusão de que usar tapetes na decoração pode ser uma ótima forma de fazer isso. No entanto, as dúvidas começaram a surgir: qual cor escolher, que formato usar, se ele combinará ou não com o que você já tem.  

Os tapetes podem embelezar espaços. Porém, eles também servem para demarcar ambientes, proporcionar mais conforto e até melhorar a acústica do local. No entanto, é preciso fazer as escolhas certas.

Enfim, são muitas dúvidas e nem sempre é fácil lidar com elas. Mas nós estamos aqui para te ajudar! Por isso, reunimos algumas dicas para você não errar na hora de usar tapetes na decoração. Vem com a gente e você verá que ficará muito mais fácil decidir o que escolher para o seu lar. Confira! 

como usar tapetes na decoração - sala de estar

Foto por Sven Brandsma/Unsplash

 

Como avaliar tamanhos e formatos? 

Um dos primeiros aspectos a se observar antes de fazer a sua escolha é o tamanho do tapete e o tamanho do ambiente no qual você quer colocá-lo. Isso porque, para que ele combine com o espaço, é importante que o seu tamanho seja proporcional ao lugar.

Outro ponto a considerar no momento de avaliar o tamanho é a finalidade. Por exemplo, se você quiser usar o tapete para ajudar a demarcar um ambiente, uma boa dica é optar por um que seja de 15 a 20 cm maior que a área que ele deve demarcar. 

Por uma questão de segurança, também é necessário observar onde e como ficarão as bordas do tapete, assim evita-se que alguém acabe tropeçando nelas e se machuque. Dessa maneira, ao ser colocado como “moldura” para os móveis da sala de estar, o tapete deve ir para baixo do sofá.

Por outro lado, se a intenção for usá-lo sob a mesa de jantar, será preciso calcular o espaço necessário para afastar as cadeiras da mesa sem que elas se enganchem nas bordas do tapete. 

 

Como combinar tapetes na decoração?

Entre as dúvidas mais comuns está a combinação entre cores e estilos, principalmente quando a ideia é colocar mais de um tapete no mesmo cômodo. Sendo esse o seu caso, uma boa forma de combinar é buscando encontrar tapetes que tenham uma característica em comum. Eles podem ornar na cor, no acabamento ou até mesmo na textura.

Uma outra opção é escolher um tapete como destaque e, para acompanhá-lo, outro com estilo mais neutro. Tapetes com o mesmo tom, mas com tramas de alturas diferentes, é outra boa forma de combinação. 

Já para quem quer uma proposta ousada, uma alternativa é apostar nas sobreposições. Nesse caso, se você não quiser correr muitos riscos no momento de fazer suas escolhas, você pode investir em um tapete básico para colocar por baixo e ousar no que vai ser colocado em cima. Ficará ótimo! 

Por fim, claro, não esqueça de levar em consideração as cores dos móveis, objetos de decoração e outros itens que ajudam a compor os ambientes, como as cortinas. Ademais, a chave é buscar balancear propostas para produzir ambientes visualmente equilibrados. 

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode receber conteúdo em primeira mão assinando nossa newsletter através do formulário abaixo. 


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?