fbpx Skip to main content

Facilite a sua vida com um sistema de organização eficiente para o seu closet!

Manter um closet organizado é um processo constante, já que as mudanças são frequentes. Encontrar a maneira ideal de disposição das peças, acessórios e calçados pode ser desafiador, mas também pode ser prazeroso, disponibilizando mais espaço e otimizando seu tempo no decorrer da sua rotina. Então, como organizar o closet de forma eficiente?  

Quando falamos de organização, o closet pode ser o local mais difícil de ser ordenado. Vamos pensar, por exemplo, em uma cozinha. Você tem uma noção básica sobre como sistematizar os aparatos do cômodo, categorizando em suplementos de limpeza, toalhas, alimentos não perecíveis.

Além disso, não existe forte ligação emocional com os componentes do ambiente, sendo diferente quando falamos de um closet, que possui elementos que são caracterizados de acordo com nossa expressão pessoal e gostos individuais. 

Como achar uma forma de organização compreensiva entre os seus itens favoritos e os que você não utiliza com frequência? Como agrupá-los de maneira que facilite seu acesso e manuseio?

Se você quer saber, então fique mais um pouco com a gente, pois separamos 3 dicas para te ajudar nessa tarefa!

1. Divida os espaços para criar zonas

Independentemente do tamanho do seu closet, ele sempre precisará de itens divisórias para manter uma coesão visual e prática. Sejam prateleiras ou caixas organizadoras, elas são uma forma prática e simples para delimitar seu espaço.

Você pode concentrar essas divisões de maneira sistemática para ajudar na sua seleção. Por exemplo, é possível utilizar as prateleiras para concentrar a disposição de acessórios, itens funcionais como toalhas e cobertores e, ainda, usar mobília baixa para guardar calçados.

Além disso, essa mobília também pode ser utilizada para armazenar uma coleção de bolsas mais avantajada, assim como bandejas dispostas de forma estratégica podem te ajudar a encontrar o local perfeito para suas joias.

Essas ações permitem que você utilize de forma eficiente todos os espaços disponíveis e facilite o acesso às peças, deixando tudo mais prático. 

2. Organize seu closet por categorias

Agora, para utilizar o espaço disponível de maneira atrativa e facilitar a manutenção da sua organização, pense na forma de categorização e disposição das peças mais adequadas para você.

Por exemplo, o agrupamento das peças é extremamente importante, e você pode fazê-lo da seguinte maneira: organizar suas peças por categorias de uso, separando-as entre partes de baixo, como saias, calças ou bermudas, e parte de cima, como blusas, camisas e moletons.

Além disso, você também pode organizá-las considerando sua paleta de cores, transicionando suavemente entre as cores quentes e as cores frias, agrupando as roupas de frio ou de pouco uso em uma categoria única.

Também pode contar com o método ROYGBIV para coordenar seu closet por cor, seguindo a linha: branco, cores pastéis, rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, marrom, cinza e preto.

E aqui vai uma dica extra: pendure todas as suas peças na mesma direção, com os itens mais longos à esquerda e os itens mais curtos à direita, possibilitando a percepção visual da diferença de tamanhos entre elas.

3. Não se esqueça das gavetas

Colocar suas roupas nas gavetas de maneira desorganizada ou usar o compartimento para peças volumosas, como toalhas, pode dificultar o acesso e ocupar mais espaço do que necessário, tornando-se um obstáculo para a organização do seu closet.

Assim, seu gaveteiro também pode seguir um sistema de organização para facilitar o manuseio das peças no seu cotidiano.

Uma maneira eficaz de disposição é dobrar os itens, geralmente peças íntimas e até pijamas, enrolando-as verticalmente, considerando uma forma cilíndrica. Dessa forma, você pode posicioná-las em sequência, otimizando o espaço disponível.

Organizar o seu closet com mais frequência, mesmo que em incrementos de tempo mais curtos, diminuirá, com o tempo, a necessidade de um maior esforço em um único momento. Faça uma checagem rápida, uma vez por mês, e uma reorganização geral, duas vezes ao ano.

 

Gostou das nossas dicas? Você já checou nosso post sobre decoração cozy? Nós explicamos tudo sobre ela aqui! Não esqueça de seguir nossas redes sociais para saber de todas as novidades!

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?