fbpx

Como montar um home office: confira 3 dicas essenciais

By 6 de fevereiro de 2020Arquitetura

Saber como montar um home office é essencial para quem deseja ter um lugar específico da casa reservado para trabalho. Sim, ao contrário do que muitos podem pensar não trata-se apenas de colocar uma mesa e uma cadeira dentro de um quarto vazio. 

Por isso, se você quiser usufruir de todos os benefícios que um espaço como esse pode oferecer, planejá-lo bem é fundamental. Portanto, fique ligado nas nossas dicas! Abaixo falaremos sobre como montar um home office de forma simples e prática. 

Home office

Foto por bialasiewicz/Envato

 

1. Escolha e prepare bem o espaço 

Se você tem um quarto vago em casa, ótimo! Quer dizer que provavelmente você já tem o local certo para montar seu home office. Mas se esse não for o seu caso, o melhor a ser feito é ir em busca do lugar da casa que tem as condições mais favoráveis para um espaço de trabalho.

Logo, o ideal é encontrar um ambiente onde você possa ter foco e ser produtivo. Isso quer dizer: um local com a menor quantidade de ruídos sonoros possíveis e interferências externas de um modo geral. 

Além disso, é importante também que a área escolhida receba bastante luz natural para auxiliar na concentração, conforto visual e, de quebra, economia de energia. Por fim, tome cuidado com as cores que serão escolhidas para esse ambiente, para não optar por aquelas que afetam negativamente a concentração. 

 

2. Equipe seu home office

Espaço escolhido e preparado, chegou a hora de começar a equipá-lo com tudo o que você irá precisar: mesa, cadeira, prateleiras, gavetas e outros itens que serão necessários na sua rotina. Mas nessa etapa, cuidado. Procure se ater ao essencial. Nada de se empolgar e ocupar o ambiente com coisas desnecessárias.

Outro ponto para ter cautela é na escolha dos móveis. Ergonomia acima de tudo. Não adianta investir em móveis bonitos se eles não forem primeiramente práticos, funcionais e confortáveis. Lembre-se que o home office é um ambiente de trabalho. Sendo assim, esse local precisa ser montado pensando exclusivamente nessa finalidade.

Nesse aspecto, a organização também é de extrema importância. Manter seu home office organizado te ajudará a não perder tempo procurando coisas que poderiam estar à mão.

Por último, embora a entrada de luz natural seja uma característica relevante, a disposição das luzes artificiais também deve ser considerada. Então, utilize luminárias e outros pontos de luz que satisfaçam as suas necessidades. Porém, lembre-se de os colocar em lugares que não incomodem a sua visão.

 

3. Estabeleça limites 

Essa última dica fala mais sobre questões rotineiras do que sobre a montagem do espaço propriamente dito, mas ainda assim é necessário colocar aqui. Para que o seu cotidiano de trabalho não seja influenciado pelo cotidiano da casa e seu home office possa funcionar plenamente, será necessário estabelecer alguns limites.

Ter linhas telefônicas independentes é um exemplo do que pode ser feito. Estabelecer um horário regrado para as atividades no local também. O importante é não só aprender como montar um home office, mas também como aproveitá-lo da melhor forma.

Gostou desse texto? Já sabe como montar um home office? Então continue nos acompanhando por aqui. Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para assinar nossa newsletter.