fbpx Skip to main content

Você já pensou em ter uma horta suspensa no seu apartamento? Para quem deseja ter sempre à mão ervas, hortaliças e temperos fresquinhos e não possui um quintal à disposição, a horta suspensa é uma excelente alternativa. 

Além da praticidade que ela oferece, esse tipo de horta não ocupa muito espaço e ainda pode proporcionar uma alimentação mais saudável. Então, não perca mais tempo! Vem com a gente descobrir agora como você pode fazer a sua!

1. Escolha um bom local para a sua horta suspensa

O primeiro passo que você deve dar para fazer sua horta em apartamento, é escolher o espaço mais adequado para ela. Nesse momento, leve em consideração que o local destinado para a horta vertical, ou suspensa, deve ser um lugar que receba sol pleno por pelo menos 4h por dia. Isso porque esse é, em média, o tempo que as ervas e hortaliças precisam ficar expostas à luz solar.

Depois de escolher o lugar adequado, chegou a hora de decidir como a horta será montada. Afinal, existem alguns modelos de horta suspensa para você escolher. Um dos mais usados é o modelo feito com paletes. Um painel feito com paletes e vasos pendurados nele é uma maneira charmosa de fazer esse tipo de horta. Apenas deixamos um alerta: caso você não queira ter que ficar retirando os vasos para regar, lembre-se de impermeabilizar a madeira. 

Você também pode preferir montar sua horta pendurando os vasos em suportes de ferros ou até mesmo fazendo uma sob medida. O que achar melhor. 

2. Opte por vasos adequados

O tipo de vaso ideal para plantas são aqueles que possuem furos embaixo, para que a água escorra depois da rega. Portanto, independente do tipo de vaso que você escolher, prefira optar pelos que possuem furos. Outra característica para prestar atenção ao selecionar o vaso é a sua profundidade. Nesse sentido, é importante pensar que ele precisa ter espaço para o desenvolvimento das raízes.

Na hora de plantar, lembre-se desta composição: uma camada de drenagem (que pode ser feita com argila expandida), uma camada de areia e um pouco de vermiculita (composição de ¼ de vermiculita e ¾ de terra). Por fim, no momento do plantio, não afunde muito as sementes na terra.

3. Se atente para as necessidades de cada espécie

Considerando que a intenção é poder comer as ervas cultivadas, é claro que na hora de escolher o que vai plantar você deverá optar pelo que gosta de comer. Porém, também é essencial se atentar para as necessidades de cada espécie, observando se o local que você tem disponível para o cultivo se adequa às características da planta.

Isso também deve ser considerado, claro, ao fazer a manutenção da horta. Cada hortaliça, erva ou tempero pode precisar de uma quantidade diferente de rega ou frequência de adubação. Logo, pesquise! Só depois de fazer isso, escolha o que você irá plantar. 

Se gostou das dicas que apresentamos aqui, temos uma sugestão: siga o nosso Instagram! Por lá, você poderá ficar por dentro das nossas novidades, além de receber mais dicas legais como as deste texto. 


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?