fbpx

Como escolher um sofá para o seu apartamento?

By 28 de maio de 2020Decoração, Dicas

Queridinho da sala de estar, o sofá costuma ser considerado um móvel de destaque nas casas. Por isso, saber como escolher um sofá às vezes pode não ser tão fácil. 

Afinal, ninguém quer errar escolhendo um modelo que acabe não sendo tão confortável, ou que não fique bem no espaço ou, ainda, que não atenda às necessidades dos moradores. 

Sendo assim, recomendamos que, se você não deseja correr riscos na hora de comprar o seu sofá, preste atenção em nossas dicas. Abaixo trouxemos algumas recomendações sobre o que você pode fazer para escolher o sofá ideal para o seu apartamento. Confira!

como escolher um sofá - sofá cinza

Foto por Envato

Como escolher um sofá pelo tamanho

Uma característica muito importante a ser observada na hora de comprar o sofá é o tamanho do móvel. Pois, não adianta comprar o sofá dos seus sonhos se ele não se encaixar perfeitamente no espaço do seu apartamento. 

Portanto, antes de comprar um sofá tenha a certeza de que ele cabe no ambiente. Verifique as medidas do móvel, do espaço e também da sua porta (para saber se o móvel passará por ela). E, claro, não esqueça de considerar a área de circulação. 

Como escolher o sofá pelo tecido

Avaliar o tecido antes de comprar o seu sofá também é fundamental. Caso contrário, você pode acabar optando por um sofá com um tecido que se desgasta ou mancha com facilidade, e aí já viu: arrependimento na certa. 

Então, se você não quiser errar na escolha do sofá também precisará analisar a composição do seu tecido. Fibras naturais como o algodão e o linho costumam ser mais confortáveis, por outro lado, se desgastam mais facilmente. 

Sendo assim, se você quer um sofá que te acompanhe por uns bons anos, optar por um material que pelo menos mistura fibras naturais e sintéticas pode ser a melhor alternativa. Ademais, não esqueça de considerar a incidência de luz solar no local em que o móvel ficará para poder escolher o tipo de tecido mais adequado.

Como escolher um sofá pela cor

Embora tenham muitas questões relativas às funcionalidades para serem consideradas, a estética não pode ser deixada de lado, certo? É por isso que a cor do sofá é outro ponto que merece destaque. 

Os sofás lisos e com cores neutras ainda são os mais escolhidos e isso não é à toa. Afinal, eles são fáceis de combinar e não saem da moda. Ou seja, são uma escolha segura. Dessa maneira, para quem não pretende se arriscar muito eles são a melhor opção. Além disso, a ousadia pode ficar para os detalhes: na escolha das almofadas e mantas. 

Caso você tenha crianças ou animais de estimação em casa, considere optar por um sofá mais escuro, uma vez que eles costumam disfarçar melhor as sujeiras.

Experimente! 

Nossa dica final é para que você experimente o móvel. Por mais sugestões que possamos dar, ergonomia e conforto são características bastante pessoais, por isso é importante verificar pessoalmente qual modelo se adapta melhor a você. 

Pense sobre como e com qual frequência você utilizará o seu sofá. Além disso, avalie também o modelo. Sofá em “L”, por exemplo, fica melhor em espaços mais amplos. Logo, uma alternativa para ambientes menores podem ser os sofás retráteis, ou utilizar puffs para fazer esse complemento quando for necessário.

Por fim, encare um bom sofá como um investimento e busque por um material de qualidade. Assim, embora você possa pagar um pouco mais a princípio, terminará tendo a garantia de que ele permanecerá com você por um bom tempo. 

Gostou das nossas dicas de como escolher um sofá para o seu apartamento? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?