fbpx

Como escolher papel de parede: dicas para te ajudar

By 23 de abril de 2020Decoração, Dicas

O papel de parede pode ser um excelente aliado para quem deseja modificar rapidamente um ambiente. Prático, e geralmente barato, ele é capaz de repaginar qualquer local. Mas como escolher papel de parede com tantas opções disponíveis no mercado? Como saber se você está escolhendo o certo? 

Para responder essas perguntas e te ajudar nessa tarefa é que estamos aqui. Com algumas dicas simples você verá que não é difícil saber como escolher papel de parede, basta tomar alguns cuidados. Quer saber quais? Então confira logo abaixo! 

Como escolher papel de parede - sala

Foto por Envato

Como escolher papel de parede de acordo com o cômodo?

Um dos primeiros pontos a serem considerados antes da escolha do papel de parede é em qual local ele será instalado. Pois, dependendo de qual é e como está o cômodo selecionado, muda-se completamente a escolha.

Por exemplo, se você pretende colocar papel de parede em um local que já está mobiliado e decorado, a menos que você deseje mudar toda a decoração, ele precisa combinar com o local. Por outro lado, se ainda não há nada no ambiente, você pode ficar mais livre para escolher o papel de parede que quiser e começar a decorar a partir daí.

Ademais, você também deve ponderar sobre o cômodo em si. O quarto é um local de descanso, dessa forma, é bom evitar colocar um papel de parede extravagante neste ambiente. Já com a sala não é necessário ter esse mesmo tipo de preocupação. 

A cozinha, por sua vez, é uma área que recebe gordura e umidade. Dessa forma, o ideal é optar por um papel de parede que possa ser limpo com água, como é o caso do vinílico lavável. Ou seja, o melhor é avaliar não só a decoração já existente como também a finalidade de cada cômodo. 

Como escolher papel de parede - quarto

Foto por Envato

Como escolher papel de parede de acordo com o estilo?

O papel de parede será o ponto inicial da sua decoração? Então você terá várias opções ao seu dispor. Sendo assim, um ótima maneira de fazer sua seleção é analisando os diferentes estilos. 

Para quem deseja seguir um estilo mais romântico, vale investir em papéis de parede com estampas florais e cores mais suaves. Já se a intenção for trazer aquele toque de modernidade para o ambiente, os que possuem padrões geométricos ficarão uma maravilha! 

Além disso, as cores devem receber a devida atenção. Isso porque elas podem interferir tanto na percepção térmica quanto espacial dos cômodos, fazendo com que eles pareçam mais quentes ou mais frios, e maiores ou menores, do que realmente são.

Portanto, lembre-se: cores claras e mais frias costumam trazer amplitude e tranquilidade para os ambientes. Cores quentes, por sua vez, aquecem os espaços e tendem a levar dinamismo para eles, deixando-os mais “agitados”. 

Como escolher papel de parede - hall de entrada

Foto por Envato

Mais algumas dicas:

Para quem vai se arriscar instalando papel de parede pela primeira vez, uma boa dica é evitar os que possuem padrões muito pequenos. Pois, completar os desenhos nesse caso será mais difícil. 

Já se você pretende utilizar o papel para disfarçar alguma imperfeição na parede, optar por um com textura é o melhor a ser feito. Assim como é melhor escolher um que reflita luz, tipo os com cores claras ou padrões metálicos, para colocar em lugares escuros como corredores ou áreas sem janelas. 

Gostou das nossas dicas sobre como escolher papel de parede? Então compartilhe esse texto e continue nos seguindo por aqui! Você também pode assinar nossa newsletter através do formulário abaixo para receber novidades em primeira mão!


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?