fbpx

Como economizar energia elétrica: 3 dicas para te ajudar

By 21 de maio de 2020Dicas

Economizar energia elétrica é fundamental, não só como forma de reduzir os gastos financeiros mas também para contribuir na diminuição dos impactos ambientais decorrentes desse desperdício. No entanto, às vezes pode ser um pouco difícil economizar energia elétrica. Por exemplo, quando se fica muito tempo em casa. 

Se você está passando por isso, este texto é para você. Reunimos aqui algumas dicas para você colocar em prática. Quer saber como economizar energia elétrica? Então continue lendo este texto e descubra como fazer isso. 

como economizar energia - lâmpada na grama

Foto por Freepik

Três dicas sobre como economizar energia elétrica:

1. Aproveite a iluminação natural

O primeiro passo para economizar energia é valorizar a iluminação natural. Se você mora em um local com bastante entrada de luz natural, busque tirar um bom proveito disso. Deixe as janelas e cortinas abertas durante o dia, dessa maneira você só precisará utilizar a luminosidade artificial depois que o sol se pôr. 

2. Use lâmpadas econômicas

Outra maneira de economizar energia elétrica é utilizando lâmpadas econômicas. Para isso, as lâmpadas mais recomendadas são as de led ou fluorescentes. Quando se trata de luminosidade artificial elas apresentam bastante eficácia e consomem menos energia do que as incandescentes. 

Além disso, as lâmpadas fluorescente apresentam uma durabilidade maior. Sim, elas custam mais caro, mas lembre-se que o gasto inicial a mais será compensado pela economia de energia elétrica que ela gerará. Ou seja, é a melhor opção.

3. Faça um bom uso dos seus equipamentos elétricos

Boa parte do desperdício de energia vem do uso excessivo ou inadequado de eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos. Dessa forma, se você deseja saber como economizar energia em sua casa esse é um ponto que deve ser bem observado.

Por exemplo, no caso das geladeiras, é bom verificar se a borracha de vedação da porta está funcionando perfeitamente. Caso contrário, poderá não só haver desperdício de energia como os alimentos ficarão mal armazenados. E, claro, evite abrir a porta da geladeira a todo momento. 

Ademais não deixe seus equipamentos elétricos no modo stand-by. TVs, micro-ondas… quando não estiver fazendo uso deles desligue-os completamente retirando-os da tomada. Assim como no caso dos aparelhos que precisam ser carregados, como notebooks e celulares, tome o cuidado de carregá-los somente quando for necessário e, quando os aparelhos estiverem carregados, retire-os da tomada.

Além disso, uma prática que pode auxiliar na redução do consumo de energia é separar apenas um dia na semana para lavar as roupas. Dessa forma, você evitará ligar a lavadora várias vezes durante a semana para lavar em pequenas quantidades. Fora isso, deixar as roupas secar naturalmente, ou seja, sem usar a secadora, também te ajudará a economizar. 

Gostou das nossas dicas sobre como economizar energia elétrica? Então continue nos acompanhando! Se quiser conhecer nosso empreendimento mais recente basta clicar aqui. Falando sobre economia de energia, tivemos o cuidado de colocar nele (no nosso mais recente empreendimento) placas solares para zerar a conta de luz das áreas comuns. Ótimo, não? Além disso, se quiser ficar por dentro das nossas novidades, é só preencher o formulário abaixo.


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?