fbpx

Como diminuir o calor em ambientes internos: dicas de decoração

By 26 de dezembro de 2019Arquitetura, Sem categoria

Em algumas regiões do país, como o Nordeste, é praticamente impossível fugir do calor. Ou seja: uma hora ou outra você precisará enfrentá-lo. Só que dentro de casa é um pouco mais complicado lidar com o incômodo causado pela temperatura de algumas cidades. 

Além dos fatores externos, alguns fatores podem tornar essa sensação térmica ainda maior, como a disposição dos móveis dentro de casa. Parece supérfluo, mas eles podem ser um dos principais responsáveis pelo acúmulo de calor dentro do imóvel.

Dessa forma, saber como utilizar a decoração a seu favor nesta batalha contra o desconforto térmico é essencial. Trata-se de uma solução inteligente, super simples de ser feita e que possui um ótimo resultado.

Por isso separamos algumas dicas práticas de como fazer isso. Confira quais são e torne os ambientes da sua casa mais agradáveis, tanto no visual quanto na funcionalidade!

Como diminuir o calor em ambientes internos - sala

Foto por Patrick Perkins/Unsplash

 

Como diminuir o calor utilizando plantas

O uso de plantas, além de deixar a decoração mais arejada e sustentável, proporciona um excelente efeito térmico. Por isso, abuse delas! 

Você pode montar uma urban jungle ou dispor em vários pontos da casa. Só lembre de escolher as ideais para ambientes internos e atente-se à necessidade ou não de raios solares.

 

Dê preferência a cortinas e persianas térmicas

Além das plantas, o uso de cortinas e/ou persianas também ajuda bastante a conter o calor em ambientes internos. A dica aqui é dar preferência às cortinas rolô, uma espécie de tela solar. 

Ela pode reduzir em até 95% a entrada dos raios solares. Com isso, diminui bastante a sensação de calor nos ambientes.

 

Como diminuir o calor usando cores claras

Paredes e revestimentos de cores escuras tendem a reter o calor com mais facilidade. Por isso, se seu imóvel fica quente quando recebe sol, pinte tanto a área interna quanto a externa (caso haja varanda) com tons claros. Dessa forma você ajudará a amenizar o calor nos ambientes.

 

Atente-se a disposição dos móveis

A disposição dos móveis também influi diretamente na sensação térmica de um ambiente. Isso porque, para gerar ventilação em casa, é preciso deixar o ar fluir sem interferências. Portanto, um dos principais passos a serem seguidos para diminuir o calor em ambientes internos é criar correntes de ar em casa. 

Isso é possível fazer de uma forma pra lá de simples: abrindo as janelas e tirando os móveis que atrapalham a passagem de ar do caminho. Essa medida medida gera ventilação cruzada, que por sua vez ajuda a reduzir o desconforto térmico.

 

Como diminuir o calor usando os tecidos certos

Tapetes felpudos e sofás revestidos de veludo ou couro tendem a esquentar com muita facilidade. Por isso, na hora de escolher esses itens, evite os materiais mencionados. Caso já os tenha, substitua por tecidos sintéticos ou naturais mais leves, como algodão e linho.

Outra alternativa é recobri-los com os materiais mencionados, de forma a evitar que eles absorvam o calor externo e o propaguem pelo ambiente. Ademais, tapetes de sisal tendem a armazenar menos calor.

Como você viu, não é preciso muito esforço para deixar os ambientes internos livres da sensação térmica alta. Por isso, siga nossas dicas uma por uma e vá sentindo a diferença na retenção de calor. Certamente elas farão toda a diferença.

Aproveite para conhecer alguns dispositivos presentes em imóveis que, desde a construção, são pensados para proporcionar conforto térmico aos seus moradores.

 

Se este artigo foi útil, não deixe de conferir mais posts informativos em nosso blog. Além disso, assine nossa newsletter para receber as novidades da Prime em primeira mão!