fbpx

Como decorar apartamento na praia: dicas para te ajudar

By 13 de fevereiro de 2020Arquitetura

Decorar um apartamento na praia requer alguns cuidados. Isso porque, assim como em qualquer outro lugar, não só os fatores internos da moradia precisam ser analisados. Toda a decoração do local deve ser pensada considerando, por exemplo, aspectos como o clima da região.

Então, se você quiser saber como decorar seu apartamento na praia da melhor maneira, desde a escolha dos móveis mais adequados até o tipo de ornamentação que mais conversa com o clima praiano, é só se ligar nas nossas dicas!

Apartamento na praia - sala com vista para o mar

Foto por Freepik

 

Permita que a decoração converse com o ambiente

Apartamentos litorâneos, principalmente quando localizados em regiões de clima quente, pedem uma decoração mais leve. O ideal é permitir que a atmosfera relaxante do local faça parte do lar.

Para isso, você pode investir em tons claros ou cores que tragam uma sensação de frescor ao espaço, utilizando preferencialmente tintas acrílicas semibrilho, mais adequadas para esses tipos de ambientes. As tonalidades de mais destaque podem ficar nos detalhes. Mas, claro, se você gostar de espaços bem coloridos está tudo bem. Basta selecionar uma paleta de cores e organizá-la de modo a deixar os cômodos equilibrados. 

Outra dica importante é aproveitar a luminosidade do local. Geralmente, apartamentos litorâneos costumam ter mais entradas de luz natural. Sendo assim, faça bom proveito dessa característica. Por exemplo, você pode cultivar algumas plantas apropriadas para ambientes internos e “abraçar” a iluminação utilizando cortinas translúcidas e de materiais leves. 

Outra dica é dispor os móveis de maneira mais minimalista e espaçada, já que as regiões de praia no Brasil tendem a ser quentes e úmidas. Dessa forma, os espaços ficam arejados.

 

Atente-se à escolha dos materiais

Na hora de decorar, uma das maiores preocupações de proprietários de imóveis na praia diz respeito à maresia. Afinal, não é novidade que ela pode estragar a mobília. Mas isso não precisa se tornar um problema, pois dá para evitar a situação escolhendo os itens certos para a sua casa. 

No caso dos móveis, prefira os que são feitos de madeira. Também é aconselhável utilizar uma proteção impermeabilizante neles, para não correr o risco de haver infiltração da maresia e umidade. Da mesma maneira, deve-se evitar decorar o apartamento com peças de ferro, por causa da possível corrosão delas. Por outro lado, o alumínio e o inox são recomendados. 

Além disso, quando for escolher estofados, busque por tecidos com tramas mais amarradas e materiais que não gerem desconforto no calor, como é o caso do couro. Já para os itens de decoração, vidro e cerâmica estão liberados. 

Aliás, a cerâmica não só oferece uma resistência adequada para esse tipo de ambiente como também possui uma estética que combina bastante com a atmosfera praiana. Para o piso, porcelanatos tipo gloss ou com acabamento fosco são ótimos. 

Por fim, lembre-se que cobrir o mobiliário com resinas protetoras não só ajuda na conservação dos materiais como concede brilho às peças. 

Esse texto foi útil pra você? Então, compartilhe-o e continue nos seguindo por aqui! Você também pode assinar nossa newsletter através do formulário abaixo, assim receberá conteúdo em primeira mão. Além disso, você pode conferir nossos empreendimentos clicando nesta página.