fbpx

Buffet ou aparador: entenda as diferenças e saiba como usar

By 18 de junho de 2020Decoração

Buffet ou aparador? Você sabe a diferença entre eles? Muito usados como apoio nas salas de jantar, esses móveis costumam ser confundidos. Mas, embora se pareçam em alguns aspectos, eles apresentam diferenças. E, para saber a melhor maneira de utilizar cada um na sua casa, é preciso descobrir mais sobre cada um deles.

Por isso, neste texto falaremos o que é e qual é a finalidade de cada um. Dessa forma, você saberá qual é a melhor opção para a sua casa e como utilizá-lo. Confira!

 

Buffet ou aparador: semelhanças e diferenças

Tanto o buffet quanto o aparador são móveis que há tempos já fazem parte da casa de muitos brasileiros. Mas, como apresentam algumas semelhanças em suas funcionalidades, ainda acabam gerando essa confusão. No entanto, basta prestar um pouco mais de atenção na hora de escolher que as diferenças entre eles tendem a ficar claras.

aparador ou buffet

Aparadores possuem pouco ou nenhum espaço de armazenamento. Foto por Envato

O aparador se assemelha a uma mesa, com a diferença de que apresenta mais altura e menos profundidade do que as mesas comuns. 

Sendo assim, ele costuma servir como um móvel de apoio, uma espécie de “mesa de parede” que se mostra bastante útil para acomodar objetos em festa ou jantares. Alguns modelos possuem gavetas, mas não há muito espaço para armazenamento. Sua principal função é, de fato, servir como mesa de apoio. 

buffet ou aparador - sala com sofá e buffet

A principal diferença entre buffet e aparador são a existência ou não de mais espaço interno no móvel. Foto por Envato

O buffet, por sua vez, também pode servir como móvel de apoio. Por isso, muitas vezes, é confundido com o aparador. No entanto, além de geralmente ele ocupar mais espaço que o aparador, ele apresenta o diferencial de possuir um bom espaço para armazenamento. Ou seja, é, também, ideal para quem precisa de um lugarzinho a mais para guardar louças e outros objetos do dia a dia. 

Buffet ou aparador: qual escolher? 

Para saber qual escolher, se buffet ou aparador, é necessário pensar em algumas questões, entre elas: necessidade e espaço disponível. O aparador é um móvel mais versátil, que costuma ficar bem não só na sala de jantar como também no hall de entrada, na sala de estar, em um corredor e até mesmo no quarto, sendo usado como penteadeira. Já pensou nisso?  

Ademais, você pode utilizá-lo como um lugar para colocar objetos decorativos. Por ter menos profundidade que o buffet ele costuma ocupar menos espaço. Logo, pode se mostrar uma melhor alternativa para lugares pequenos.

Mas se você precisa de mais espaço para armazenamento, considere optar pelo buffet. Ele é uma excelente escolha para quem deseja deixar a configuração da sala de jantar mais prática, guardando objetos de cozinha próximos à mesa. 

Além disso, ele também pode acomodar objetos decorativos e surpreender ocupando o lugar do rack, na sala de estar, ou exercendo a função de gabinete para banheiro. 

O que observar antes da compra?

Independente da sua escolha, tanto o buffet quanto o aparador são ótimos móveis para se ter em casa. Porém, antes da decisão final, é importante observar se o móvel escolhido se acomodará bem ao espaço, ou se será necessário fazer alguma reforma para adaptação dele no local.

Portanto, sempre considere a área de circulação e, no caso do buffet, abertura das portas. Além, claro, do que precisará ser feito para adaptar o móvel caso você opte, por exemplo, por colocá-lo sob a cuba do banheiro (um local inusitado, mas possível para esses móveis). 

Gostou de descobrir as diferenças entre buffet e aparador? Deseja ler mais textos como esse? Então, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, se quiser receber nossas novidades em primeira mão basta preencher o formulário abaixo. 


WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?