fbpx

Morar em bairros mais centralizados ou em bairros mais afastados?

By 30 de janeiro de 2020Compra de imóvel

Se você está em busca de um novo lugar para morar, certamente já deve ter pensado nas localizações do seu interesse. Mas nesse momento algumas dúvidas podem surgir. Morar em bairros mais centralizados ou em bairros mais afastados, por exemplo, é uma das mais comuns. 

Por isso, falaremos aqui sobre as vantagens e desvantagens de cada opção. Assim ficará mais fácil para você analisar qual delas tem mais a ver com o que você deseja. Confira! 

morar em bairros mais centralizados ou em bairros mais afastados

Foto por Kaio Fragoso

 

Quais as vantagens de cada um? 

Bairros mais centralizados

Comodidade

O principal benefício de morar em um local centralizado é a comodidade. Ao morar em um bairro localizado na área “principal” da cidade você tem o conforto de ficar perto de tudo. São diversos serviços como supermercados, lojas, shoppings e bancos, tudo próximo à sua residência. 

Ou seja, nada de precisar gastar horas no trânsito para ter acesso a serviços diários básicos. Ótimo para quem gosta de praticidade. Além disso, por ter todas as facilidades perto de casa, você ainda poderá economizar tempo e dinheiro que seriam gastos com mobilidade. 

Entretenimento 

Da mesma forma que os bairros mais centralizados oferecem vários tipos de serviços eles também oferece mais opções de entretenimento. 

Sendo assim, ao morar em um desses locais você provavelmente terá muitas alternativas de lazer no entorno da sua residência. Atrações culturais, parques e lugares para comer são apenas algumas delas. Afinal, esses bairros costumam oferecer de tudo um pouco. 

 

Bairros mais afastados

Tranquilidade

Ao morar em um bairro mais afastado você pode não contar com o mesmo nível de comodidade dos lugares mais centrais, porém terá outros ganhos. Por exemplo, esse afastamento proporciona mais tranquilidade e privacidade. 

Ou seja, nada de ficar se incomodando com poluição sonora ou circulação excessiva de pessoas. Você poderá simplesmente curtir o sossego de um ambiente residencial. 

Proximidade da natureza

A proximidade com a natureza é outra vantagem que pode fazer diferença para quem está em dúvida entre morar em bairros mais centralizados ou em bairros afastados. Isso porque os bairros residenciais oferecem um ambiente mais arborizado, bem diferente das regiões centrais das grandes cidades. 

Dessa forma, quem deseja mais contato com a natureza deve pensar com carinho nessa opção. 

 

Quais são as desvantagens de cada um?

Bairros mais centralizados

Poluição

A desvantagem de morar no lugares mais geograficamente valorizados da cidade é que ter “tudo” perto também tem seu lado negativo. O grande fluxo de pessoas, além da quantidade considerável de estabelecimentos diversos, podem gerar poluição sonora. Ademais, o trânsito de automóveis também contribui para precarizar a qualidade do ar. 

 

Bairros mais afastados

Distância

A grande desvantagem desse tipo de localidade é a distância. Ao morar em um bairro mais afastado das áreas centrais você provavelmente terá que encarar um tempo extra para ir ao trabalho, pegar os filhos no colégio ou realizar outro afazeres cotidianos.

Dessa maneira, além de gastar mais tempo com deslocamento no dia a dia você também deverá gastar mais dinheiro com locomoção. Logo, é válido analisar até que ponto a falta de estresse em casa compensará um possível estresse diário com o percurso. 

Pensou sobre as vantagens e desvantagens de cada alternativa? Já fez a sua escolha? Caso você ainda esteja em dúvida entre morar em bairros mais centralizados ou em bairros mais afastados, saiba que você pode encontrar empreendimentos que reúnem as principais vantagens das duas opções. Quer conhecer alguns? Então clique aqui

Se esse texto foi útil pra você, compartilhe-o! Você também pode assinar nossa newsletter através do formulário abaixo, assim você poderá receber nosso conteúdo em primeira mão.