Skip to main content

A automação residencial está presente desde que os primeiros sistemas de tecnologia voltados a facilitar o dia a dia no lar foram implementados. Contudo, ela só se tornou algo acessível e popular mesmo a partir do advento dos smartphones, que tem se tornado cada vez mais democráticos e comuns entre os cidadãos.

No Brasil, a automação já está em uma crescente, sendo não apenas um desejo, mas uma necessidade. Mas, afinal de contas, você sabe o que é isso? Para te ajudar a entender como funciona, no que consiste e se é para você, preparamos este artigo. Confira a seguir!

Entenda a automação residencial

Considera-se que há automação residencial numa casa onde existem vários dispositivos, de eletrodomésticos passando por eletrônicos, conectados a uma central de controle. Essa central de controle pode ser um controle universal de fato, um assistente inteligente ou um aplicativo de controle. Também é possível haver o controle por voz de todos esses equipamentos.

Alguns exemplos de ações que podem ser definidas e controladas por meio da automação são:

  • O controle do sistema de som de televisões e aparelhos de som;
  • A definição da iluminação para ocasiões específicas, como a hora de assistir ou dormir;
  • Desligar as luzes que esqueceu ao sair de casa ou ligá-las antes de chegar, tudo à distância.

Economia da automação

Existem duas maneiras de controlar e reduzir o consumo de energia elétrica dentro do seu lar. O primeiro é por meio das aplicações dos dispositivos inteligentes que vão integrar esse sistema. Muitos deles, atualmente, já mostram quanto o dispositivo está consumindo e se isso está acima do normal.

Outra maneira que a automação residencial poderá contribuir para a economia será através do controle que você exerce sobre tudo que faz parte dela. Você poderá ajustar a automação das luzes para que só liguem em determinados horários e se desliguem sozinhas quando você for dormir, ou instalar sensores de presença que só as acenderão quando alguém estiver presente.

Conforto da automação residencial

Quem nunca pensou antes de chegar em casa: “queria que o ar-condicionado estivesse ligado”? Por meio da automação, esse desejo pode se realizar! Seja comprando um modelo de ar-condicionado compatível com os sistemas inteligentes ou instalando uma tomada inteligente controlada à distância.

Dessa forma, a automação residencial dará a você a chance de ligar o ar-condicionado antes de chegar, para o ambiente já estar climatizado. Também é possível, em alguns casos, fazer uma conexão entre o seu GPS celular ou do próprio automóvel e outros dispositivos para que eles liguem sozinhos quando você estiver perto da sua residência.

Segurança da automação residencial

O aumento dos níveis de criminalidade e a falta de segurança pública fazem com que a automação residencial seja mais um escudo que protegerá a sua vida e daqueles que você mais ama. Existem diversas maneiras através das quais você pode fazer da sua casa uma verdadeira fortaleza digital.

Ao integrar as câmeras de segurança ao seu sistema de automação residencial, você pode ver, fora de casa, tudo que se passa dentro e ao redor do seu lar. Câmeras de segurança na porta revelam quem passa e quem chega, além das trancas de porta com biometria ou códigos que impedem que intrusos consigam invadir seu sossego.

É hora de investir na automação ?

A resposta é sim! A popularização da automação residencial tornou os dispositivos inteligentes mais baratos e de melhor qualidade. Existem marcas brasileiras investindo pesado nesse ramo, o que, além de tudo, torna o suporte técnico mais acessível e barato.

Quer mais dicas para melhorar a sua casa? Descubra outros artigos do nosso blog clicando aqui. Estamos te esperando também no Instagram @primeincorporacoes para escolher qual vai ser o seu novo endereço que vai ganhar a automação residencial!

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?