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As ocupações da rotina moderna exigem que nosso corpo e mente estejam sempre em movimento rápido, trazendo grande potencial para o cansaço. Por isso, desacelerar o ritmo torna-se cada vez mais necessário.

Você já teve a sensação de que precisa desacelerar o ritmo por ter uma agenda sempre cheia de atividades que precisam ser executadas com urgência ou dados que precisam ser analisados cuidadosamente e com muita atenção?

Logo, parece que realizar todas essas tarefas em um único dia é impossível, causando estresse e ansiedade em diversos momentos da sua rotina.

Com as demandas exigentes do cotidiano, tecnologias em constante mudança e grande fluxo de informações que recebemos diariamente, desacelerar o ritmo e reconectar-se com seu ambiente é fundamental para a saúde e qualidade de vida.

Mas o que podemos fazer? Como colocar essas mudanças em prática?  

Alcançar o equilíbrio entre nossos deveres e nossas necessidades é uma tarefa árdua, que requer reflexão e mudanças. Trazer mais significado para nossa vida, mesmo que em ações pequenas, é importante para certificar que você está agindo de forma alinhada com as suas prioridades.

Pensando nessa transformação, nesse texto falamos sobre a sua importância e trouxemos 5 hábitos para quem quer desacelerar o ritmo. Preste atenção nessas dicas valiosas!

Os benefícios de desacelerar

O ato de desacelerar não significa apenas deixar o smartphone de lado. Significa adotar um estilo de vida balanceado, manter-se presente no momento e apreciar com atenção as ações mais corriqueiras.

É uma mudança de atitude que pode significar a elevação da sua qualidade de vida, beneficiando sua saúde física e mental. Pode melhorar seu humor e diminuir estresse, assim como pode incentivar a criatividade, o fortalecimento de laços afetivos e o comprometimento com uma vida cheia de significado. E você pode fazer isso com algumas práticas simples.

1. Desconecte

Em um mundo cada vez mais digitalmente interligado, é fácil se distrair. Estamos acessando constantemente nossos aparelhos, seja um smartphone, tablet ou computador. Temos opções extensas de conteúdos hiperestimulantes, a um toque de distância, a qualquer momento.

Investimos um tempo desproporcional nesses aparelhos, com diversos estudos atestando sobre o impacto que isso causa em nossa saúde.

Por isso, é um consenso entre as indicações dos especialistas que desconectar-se é um hábito saudável a ser adotado.

Dessa forma, as distrações e o tempo dedicado ao mundo digital é reduzido, permitindo a conexão com o ambiente a sua volta e o aproveitamento do seu tempo livre de forma benéfica.

2. Transforme sua rotina em ritual

Em nosso cotidiano, todos os dias executamos ações de maneira automática. Tomar banho, se vestir, comer e mais uma dúzia de coisas. 

Mas investir mais foco nessas atividades pode transformar a simplicidade em um ponto prazeroso do seu dia. Apreciar com atenção um banho relaxante, o cheiro de um livro, as etapas de um ritual de autocuidado, como, por exemplo, a prática famosa do skincare, aderindo a tratamentos cuidadosos para a pele.

Essas pequenas ações podem ser recheadas de significado e relaxamento, mesmo sendo curtas em tempo. Essa nova forma de interpretar esses atos é uma maneira de reservar momentos para si, todos os dias, mesmo sendo em apenas uma ação.

3. Aprecie suas refeições

Cada vez mais, estamos fazendo nossas refeições de forma automática. Mesmo sendo uma necessidade essencial, com as exigências do cotidiano, a tendência é atendê-la com rapidez para direcionar mais tempo para as demandas em espera.

Mas realmente degustar uma refeição pode ser uma experiência muito agradável, cheia de estímulos sensoriais como a textura, aroma e sabor dos alimentos.

Além disso, compartilhar esse momento com pessoas queridas também destaca a importância da apreciação completa dessa ação diária. E mais: dedicar tempo para a preparação da sua própria refeição também pode ser extremamente benéfico para a melhoria da sua relação com a comida.

4. Adote um hobby

Então, finalmente, você tem um período livre. O que fazer? Talvez a primeira opção que vem à mente é sentar-se em frente à TV ou trabalhar mais um pouco no computador.

Em vez disso, existe uma opção perfeita para um momento de relaxamento: praticar um hobby. As grandes vantagens dessa alternativa é que, caso você deseje, ele pode ser algo relativamente simples e que não exija muito tempo e, além disso, você pode escolhê-lo de acordo com suas preferências pessoais.

Você pode ter opções como leitura, aprender a cozinhar ou tocar um instrumento, refinar alguma habilidade pré-existente ou praticar uma atividade física específica que prende seu interesse.

A adoção de um hobby pode prevenir o trabalho em excesso assim como promove relaxamento através da exploração de interesses ligados ao seu estilo de vida.

5. Tenha contato regular com a natureza

Essa é uma alternativa praticamente infalível. Passamos boa parte de nosso tempo em centros urbanos, executando nossas atividades diárias. Em conjunto com outros fatores, isso pode ser uma fonte de estresse.

Por isso, reconectar-se com a natureza tem o potencial de ser extremamente prazeroso. Apreciar o cheiro de ar livre, caminhar na areia, aproveitar a vista do cenário belo de um bioma específico ou de uma praia paradisíaca é incrivelmente relaxante e tem tudo para promover uma vivência memorável.

Estar em contato com a natureza nos incentiva a fazer um exercício introspectivo, pensando no que é importante para nós, nossos desejos e prioridades, um conhecimento indispensável para definir o que queremos em nossa vida. 

Agora que você já conhece alguns hábitos para desacelerar o ritmo, o nosso conselho é: faça uma reanálise do seu cotidiano e avalie quais deles você pode adotar no seu dia a dia, da sua forma, para melhorar sua qualidade de vida.

Aproveite que você está aqui e conheça nossos empreendimentos através deste link. Entre em contato em nossos canais oficiais de comunicação e fale com um de nossos especialistas.

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