As obras de arte são itens muito utilizados para decorar ambientes externos e internos das casas. Com estilos versáteis e que podem variar em tamanho, traços e muito mais, as pinturas e esculturas são apostas valiosas para quem quer deixar o ambiente com a própria personalidade.
No entanto, sabemos que esse momento pode trazer muitas dúvidas, principalmente sobre como utilizar esses tipos de obras, como decorar e tornar os espaços harmoniosos.
Por isso, para ajudar você, selecionamos 5 sugestões de como tornar esse desejo realidade e poder, quem sabe, ter a sua própria galera dentro de casa. Não perca tempo e confira já!
1- Posicionar no local certo
Uma obra de arte deve estar localizada em um espaço que ganhe destaque! Para as pinturas e quadros, muitos artistas considerem que o posicionamento ideal seja na altura dos olhos. Muitos arquitetos e designers de interiores ainda seguem essa sugestão e geralmente essas obras fiquem penduradas entre 1,65 e 1,72 metros acima do chão.
Já para itens como vasos e esculturas, apostar em espaços que sejam mais neutros irão direcionar a atenção para o decorativo. Outra opção também é posicioná-los em cima de um cômodo, como mesas e bancadas.
Tudo depende de como a decoração do ambiente está posicionada. Se o cômodo é mais simples, a obra deve ganhar posição e localização de destaque, sendo o ponto principal do ambiente, mas se já for em um local repleto de itens, faça de maneira que ele harmonize com os outros móveis.
Uma sugestão é tentar padronizar através da altura e das cores, de forma que fique equilibrado com o resto do ambiente e seja apreciado por quem passe.
2. Pontos de iluminação
A iluminação é um fator determinante para todos os ambientes de uma casa e será responsável por direcionar a visão de quem passa para a obra de arte, então você pode utilizá-la a seu favor!
Colocar sua obra em pontos específicos, que recebam iluminação direta ou natural, poderá dar mais sensibilidade para a obra. No caso de esculturas, esse ponto de luz poderá criar uma nova visão para a interpretação de quem está vendo, seja para um tom mais alegre ou dramático.
Mas atenção! Fique atento às orientações das obras para saber qual é a temperatura ideal para que ela não sofra nenhuma alteração, como é a situação de pinturas e itens com vidro. Para isso, pesquise e converse com os vendedores das obras, eles irão informar sobre as condições ideais para preservar seus itens.
3. Escolher a moldura
No caso dos quadros e pinturas, antes de decidir quais obras devem ir em cada lugar, um dos primeiros passos deve ser a escolha da moldura, para que ela orne e combine com o cômodo escolhido. Como o quadro será um destaque para completar aquele ambiente, analise a paleta de cores, texturas e qual será o tipo que você deseja seguir.
É importante lembrar que a partir dessa escolha ela poderá influenciar os próximos passos, como a escolha do posicionamento, altura, itens decorativos, e muito mais!
4. Crie um agrupamento
Outra maneira muito usada por artistas e donos de galeteria é o estilo de agrupamento, onde um determinado espaço ou parede recebe mais de uma obra de arte, como se fosse uma exposição única.
Geralmente, esse tipo de estilo é procurado para quem deseja passar uma história ou uma sensação específica, o que pode variar com o tema dos quadros e esculturas. Utilizando as obras corretas, ela irá modificar totalmente a decoração do ambiente e poderá criar um novo estilo para o cômodo.
5. Use a criatividade
Nossa última sugestão é a que tem o maior propósito: seja criativo! Em geral, as obras de arte são fruto de reflexões e sentimentos e nada melhor do que utilizar isso e seus instintos para montar um ambiente.
Sendo assim, invista nas obras que combinam com sua personalidade e que farão sentido para a sua própria casa. Explore os ambientes e os detalhes de cada quadro investido e escolha os que mais casam com o seu objetivo.
Gostou de nossas sugestões? Continue nos seguindo por aqui! Além disso, você pode assinar nossa newsletter para receber novidades em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo.