fbpx

4 problemas que você não terá em um apartamento poente

Tanto falam por aí que um apartamento poente não é o melhor negócio que muita gente descarta a opção sem nem entender o porquê.

O fato é que não existem apenas apartamentos 100% nascentes ou poentes e, além disso, não só há desvantagens na compra de um poente.

Aqui, separamos alguns problemas que você certamente não terá se adquirir um apartamento voltado para o sol poente. Confira quais são!  

Apartamento poente - prédio

Foto por Cerqueira/Unsplash

 

1. Incidência de mofo e fungos

Diferente dos apartamentos nascentes, que pela falta de luz solar em alguns cômodos pode se tornar úmido, em apartamentos poentes esse problema dificilmente será detectado. 

Afinal, a luz solar que bate na parede inibe a proliferação de fungos e bactérias. Com isso, o surgimento de doenças de via respiratória e paredes com mofo ocorrerão com menos frequência.

 

2. Frio em excesso

Outro ponto é o frio. Mesmo morando em localidades mais quentes, o calor excessivo à noite dá lugar às baixas temperaturas.

Por esse motivo, o apartamento poente pode ser uma boa solução. Afinal, ele consegue manter a temperatura do imóvel estável por mais tempo, principalmente se ele contar com dispositivos de conforto térmico. 

 

3. Falta de luminosidade natural

A falta de luminosidade natural também pode ser um problema. Além da incidência de umidade, os ambientes acabam ficando escuros em qualquer período do dia. Portanto, além de mais suscetível a mofo e bolor, o imóvel fica dependendo da luz artificial. 

Apesar de não parecer incômodo deixar a luz o dia inteiro ligada, essa falta de raios solares compromete a durabilidade de móveis e revestimentos de madeira, por exemplo. Além disso, há mais gasto com energia.

 

4. Pagar mais caro pelo imóvel

Por último mas não menos importante: o preço. Pelo fato de muitas pessoas não abrirem mão de morar em apartamentos nascentes, os poentes costumam ter um preço de mercado menor. 

A média de redução do preço total pode chegar a 25% a depender do empreendimento. Portanto, é uma boa estratégia analisar a viabilidade de um apartamento poente para o seu estilo de vida. 

 

Dicas para escolher um apartamento poente

Como escolher um apartamento poente? A maioria dos interessados em compra de imóveis pode ter esta dúvida. Mas a verdade é que não existe só o lado nascente e o lado poente. Por isso, a incidência de sol no apartamento depende muito da posição do edifício em relação à rua.

Além disso, como você já sabe, os apartamentos poentes tendem a ser mais quentes. Portanto, para escolher um imóvel nessas condições, alguns detalhes precisam ser observados. Confira!

  • A rua onde o edifício se encontra foi feita em linha reta?
  • O apartamento é poente por inteiro?
  • Até que horas o sol bate no apartamento?
  • O apartamento possui ventilação suficiente para não esquentar muito?
  • Há tratamento térmico nas paredes do imóvel?

Analisando esses fatores, e lembrando de visitar a área em diferentes horários do dia, você saberá exatamente o que te espera. 

 

Se você curtiu essas dicas, continue navegando pelo blog para conferir mais artigos como este. Além disso, você pode assinar nossa newsletter para receber o conteúdo em primeira mão!