fbpx Skip to main content

Foto por Envato

Na hora da decoração de um imóvel, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual profissional devem contratar: um arquiteto ou um designer de interiores? Apesar das duas profissões seguirem orientações parecidas, a real função de cada um possui características que os levam para carreiras diferentes e podem impactar no resultado final.

Para ajudar nessa escolha, explicaremos a seguir o que faz cada um e qual é a maior diferença entre os dois. Continue lendo e saiba mais!

Formação em Arquitetura 

Um dos cursos mais tradicionais do mundo, a Arquitetura é o estudo dos ambientes internos e externos. Dessa forma, um arquiteto vai organizar e projetar esses espaços levando em consideração a estrutura, funcionalidade e a estética.

Dessa forma, um arquiteto será responsável por transformar o imóvel por completo, responsável por combinar toda a história daquele ambiente com a construção. Para isso, ele vai escolher as técnicas mais adequadas, entre outras táticas, até por fim chegar ao momento de decoração.

Vale ressaltar que o arquiteto pode atuar tanto em escritórios como também diretamente com as construtoras, onde ele deve alinhar o projeto arquitetônico dos empreendimentos ao público-alvo.

Curso de Design de Interiores 

Já os profissionais do Design de Interiores, diferentemente do arquiteto, são responsáveis somente pelo arranjo do espaço interno.

Isso significa que o designer pode ser contratado para harmonizar e decorar o seu espaço, de forma que ele reflita a sua personalidade, mas que também sejam utilizadas as técnicas e tendências profissionais. Sendo assim, as atividades do designer de interiores são mais voltadas para decoração, paisagismo e organização do espaço.

A criatividade e atenção são itens fundamentais para um designer, que deverá estar sempre alinhado com as novidades do mercado. Esse profissional também pode atuar em diversas áreas, já que pode ser realizado em qualquer lugar que demanda uma nova imagem e visão.

Áreas de atuação 

Como dito anteriormente, apesar das duas áreas serem similares, ambas podem atuar tanto no mesmo setor como também em ambientes totalmente diferentes.

No caso do designer, por ele lidar apenas com o ambiente interno. Por isso, ele pode ser contratado a decoração de imóveis residenciais, lojas, eventos, ambientes comerciais e espaços que precisam de um novo olhar profissional.

Já o arquiteto também será responsável por analisar o externo, levando em consideração a infraestrutura do local e como ela irá afetar o resultado final desse ambiente. Esse é o caso principalmente de imóveis, já que toda e estrutura tem que ser analisada e posicionada no melhor local, o que irá influenciar todo o resto da obra. 

Quando contratar cada profissional?

A contratação irá depender do objetivo da pessoa que está contratando o profissional.

Se no seu caso, a sua ideia é de dar uma repaginada no ambiente, trazendo novas inspirações e decorações, o designer de interiores pode atingir todas as necessidades. Entretanto, se o seu imóvel impactar outros cômodos e espaços externos, procure um arquiteto de sua confiança para esse trabalho.

Sendo assim, ambos profissionais podem ajudar na hora de dar uma cara nova para o seu espaço, basta saber qual é o seu foco e real necessidade. 

Gostou deste texto e quer saber novidades sobre os nossos empreendimentos? Você pode assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo. Assim, receberá os conteúdos em primeira mão! 

 

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para responder suas questões.
👋 Ola! Como posso lhe ajudar?